Exposição Imbuídos das florestas do Japão: a arte da carpintaria que une tradição, espiritualidade e sustentabilidade
A partir de 11 de novembro, a Japan House São Paulo abre suas portas para uma imersão no coração das florestas japonesas com a exposição “Imbuídos das forças das florestas do Japão – Mestres da Carpintaria: habilidade e espírito”. Mais do que uma mostra sobre técnicas construtivas, trata-se de uma experiência sensorial que revela a profunda conexão entre o ser humano e a natureza, um elo cultivado há séculos pelos mestres carpinteiros do Japão.
Depois de passar por Londres e Los Angeles, a exposição chega a São Paulo reunindo mais de 80 ferramentas originaisda carpintaria tradicional japonesa, uma réplica em escala real da Casa de Chá Sa-an (1742) e uma instalação imersiva que convida o visitante a sentir os aromas de oito espécies de árvores — entre elas o hinoki (cipreste japonês), o sugi (cedro) e a cerejeira (sakura).
Com curadoria de Marcelo Nishiyama, diretor associado do Takenaka Carpentry Tools Museum (Kōbe, Japão), a mostra revela os segredos de uma arte milenar que dispensa pregos e metais. Nela, cada encaixe de madeira carrega séculos de saberes transmitidos de mestre a aprendiz, sempre com um mesmo propósito: honrar a madeira e o espírito da floresta de onde ela veio.

Mestres da Carpintaria Japonesa
Créditos: Divulgação Japan House
“Assim como as pessoas, as árvores têm personalidades únicas. Cabe ao carpinteiro compreender o ambiente e a força vital de cada uma para escolher a madeira certa para cada função”, explica Nishiyama. Essa filosofia, que une técnica, espiritualidade e respeito à natureza, está presente em cada detalhe da exposição.
Entre os destaques, a Casa de Chá Sa-an encanta pela delicadeza e precisão de sua estrutura. As paredes parcialmente abertas permitem observar de perto a engenhosidade dos sukiya daiku, carpinteiros especializados na construção de casas de chá — um trabalho que exige sensibilidade e perfeição em cada junção de madeira.
A exposição também apresenta os dōmiya daiku, mestres que constroem templos e santuários com as mesmas técnicas ancestrais que moldaram parte da arquitetura japonesa.
Em 2026, uma segunda etapa da mostra será dedicada ao kigumi, sistema de encaixes que inspirou inclusive a fachada da própria Japan House São Paulo — feita com mais de seis toneladas de madeira hinoki.
Para completar a jornada, uma instalação olfativa e sonora transporta o visitante para dentro de uma floresta japonesa. É um convite para sentir, ouvir e respirar o Japão de uma forma completamente nova.
Com entrada gratuita, a Japan House São Paulo oferece ainda visitas guiadas, palestra com o curador e recursos de acessibilidade — incluindo audiodescrição, vídeos em Libras e experiências táteis — para que todos possam se encantar com esse diálogo entre natureza, arte e tradição.
Serviço:
Exposição “Imbuídos das forças das florestas do Japão – Mestres da carpintaria: habilidade e espírito”
Período: 11 de novembro de 2025 a 5 de abril de 2026
Local: Japan House São Paulo, Térreo – Av. Paulista, 52 – São Paulo/SP
Site: https://www.japanhousesp.com.br





NO COMMENT