READING

MASP ultrapassa 1 milhão de visitantes em 2025

MASP ultrapassa 1 milhão de visitantes em 2025

Em 2025, o MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand chegou a um marco histórico: mais de 1 milhão de visitantes ao longo do ano, sendo que 55% deles aproveitaram o acesso gratuito às exposições. Mas este número impressionante vai além das estatísticas, ele reflete um ano de grandes transformações para o museu, que dobrou sua área física, inaugurou o Edifício Pietro Maria Bardi, passou a gerir o Vão Livre e apresentou a mostra A ecologia de Monet, a mais visitada de sua história.

Desde março, o novo Edifício Pietro Maria Bardi é mais do que uma ampliação: é um convite à descoberta. Com cinco galerias adicionais, salas multiuso, restaurante, café, salas de aula, laboratório de conservação, docas, loja e áreas de acolhimento, o espaço amplia a experiência de quem visita o MASP. A mostra de abertura, Cinco Ensaios sobre o MASP, deu aos visitantes a chance de explorar mais obras do acervo, revelando camadas inéditas da arte que a cidade e o país celebram.

No Vão Livre, o coração pulsante do museu aberto à cidade, a experiência é ainda mais singular. Sob a gestão da Azul Cultural, o espaço manteve sua função de praça cívica, mas ganhou vida com 115 atividades: apresentações musicais, práticas esportivas, cinema ao ar livre, performances artísticas, oficinas, atividades infantis, slam, conversas com artistas e dança. A instalação interativa O outro, eu e os outros, do artista colombiano Iván Argote, provocou reflexões sobre o papel do indivíduo no coletivo, transformando cada passo pelo Vão Livre em uma experiência poética e social.

Além das iniciativas culturais, o MASP investiu em infraestrutura própria: mobiliário urbano, iluminação, segurança, manutenção, gestão de resíduos e conservação. Com o apoio da Vivo, o espaço também ganhou wi-fi gratuito e tecnologia para monitorar o fluxo de visitantes, integrando arte, cultura e inovação em um mesmo território.

O sucesso do MASP em 2025 foi coroado pela exposição A ecologia de Monet, que recebeu 502.642 visitantes entre maio e setembro, tornando-se a mostra mais visitada da história do museu. Números que superaram recordes anteriores, como Tarsila Popular, em 2019, e Monet: O Mestre do Impressionismo, em 1997.

Fila de visitantes para ver a exposição A ecologia de Monet Foto: Mariana Castro/ Divulgação

Entre o novo edifício, o Vão Livre e as exposições, o MASP mostra que é muito mais que um museu: é um espaço de encontros, descobertas e diálogo entre a arte e a cidade.

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo, SP 01310-200
Telefone: (11) 3149-5959
Agendamento on-line obrigatório: masp.org.br/ingressos
Ingressos: R$ 75 (entrada) | R$ 37 (meia-entrada)


RELATED POST

COMMENTS ARE OFF THIS POST

INSTAGRAM
Acompanhe nossas viagens no Instagram!
Translate »