Entre os dias 22 de agosto e 23 de novembro de 2025, o Farol Santander São Paulo apresenta Brasil: Arte Popular, uma das mais amplas e significativas exposições já realizadas sobre o tema. Com curadoria de Leonel Kaz e Jair de Souza, a mostra ocupa dois andares do edifício (19º e 20º), reunindo mais de 400 obras de artistas de 21 estados brasileiros, uma verdadeira imersão na criatividade e na diversidade cultural do país.
A arte popular brasileira, considerada uma das mais ricas e diversas do mundo, é fruto da relação íntima entre o artista e seu território. Utilizando materiais como barro, argila, madeira, ferro e penas, esses criadores transformam saberes ancestrais, lendas, festas e ritmos em obras que carregam identidade, memória e espiritualidade. Ao visitar a mostra, o público tem a chance de se reconhecer nessas expressões, muitas vezes vindas de um Brasil ainda pouco explorado.

Crédito Cadu Pilloto
A exposição apresenta esculturas, cerâmicas, pinturas, máscaras, vestimentas e objetos que atravessam o tempo — da tradição à contemporaneidade — além de instalações interativas, como uma mesa percussiva digital e instrumentos artesanais que convidam os visitantes a experimentar sons e ritmos nacionais.
Destaques especiais vão para salas dedicadas a grandes mestres da arte popular como Nino (CE), com suas esculturas poéticas em madeira; Zé do Chalé (SE), descendente dos índios Xocó e criador de verdadeiras catedrais barrocas em miniatura; e Mestre Cunha (PE), conhecido por suas obras lúdicas e futuristas que misturam aviões, pássaros e gente.
A mostra foi concebida como um percurso livre, sem divisões rígidas, permitindo uma experiência sensorial e emocional. A expografia valoriza cada obra com iluminação cênica e projeções visuais e sonoras, criando uma atmosfera que convida o visitante a mergulhar no universo mágico da criação popular.

1- Sil Coleção Irapoan Cavalcanti 2- Mestre Vitalino Pereira Dos Santos 3-Antonio Benedito 4- JACINTA
Brasil: Arte Popular é apresentada pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, com patrocínio do Santander Brasil e Zurich Santander, produção da Aprazível Edições e Arte, e projeto luminotécnico de Samuel Betts.
Serviço:
Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Quando: de 22/08/2025 a 23/11/2025
Funcionamento: terça-feira a domingo
Horários: 09h às 20h
Ingressos: R$ 45,00 (R$ 22,50, meia-entrada)
Compra online: Site do Farol Santander São Paulo – clique aqui – vendas também na bilheteria local
Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos).
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
NO COMMENT