Pela primeira vez, duas camisas que marcaram a história do futebol mundial estão lado a lado em uma mesma vitrine. O Museu do Futebol, em São Paulo, exibe, a partir desta quarta-feira (15), o uniforme original usado por Pelé na final da Copa do Mundo de 1970 e uma rara réplica da camisa da Seleção Argentina campeã de 1986, presenteada por Diego Maradona a Rivellino — seu ídolo declarado, a quem chamava de “maestro de toda mi vida”. A peça ainda traz a assinatura do craque argentino.
A exposição temporária é uma oportunidade única para os fãs do esporte reviverem momentos icônicos de duas das maiores lendas do futebol mundial. A camisa de Pelé retorna ao público após um período de conservação, enquanto a de Maradona integra o acervo pessoal de Rivellino e estará disponível no Museu até o fim da mostra ¡Cancha Brava! Futebol Sudamericano en Disputa, que estreia em 17 de outubro.
Dois ídolos, duas histórias, uma só paixão
Desde sua renovação, o Museu do Futebol dedica a Sala Pelé à memória de grandes nomes do esporte. Lá, duas vitrines ganham destaque: uma sempre exibe uma peça usada por Pelé em momentos marcantes de sua carreira; a outra apresenta uniformes de atletas que ajudaram a contar a história do futebol em diferentes contextos — escolhidos em diálogo com exposições e programações culturais em cartaz.
Nesta nova fase da exposição, deixam a vitrine o agasalho de Pelé da Copa de 1958 e a camisa usada por Alline Calandrini nos Jogos Sul-Americanos de 2014, no Chile.
Preservar para contar histórias
A rotatividade das peças em exibição não é apenas uma estratégia para renovar o acervo à disposição do público, mas também uma medida essencial para a conservação dos tecidos. Sensíveis à luz e à gravidade, esses materiais precisam “descansar” periodicamente, como é o caso da camisa de Pelé de 1970, que retorna agora após um período de conservação preventiva — sendo mantida de forma horizontal e monitorada cuidadosamente.

O uniforme usado por Pelé na final da Copa do Mundo de 1970, que retorna à vitrine após um período de “descanso”
foto: Nilton Fukuda
Sobre o Museu do Futebol
Localizado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, o Museu do Futebol ocupa uma área de 6.900 m² e convida os visitantes a mergulhar na história e na emoção do esporte mais amado do país. Com exposições interativas e experiências sensoriais, o espaço mostra por que o futebol, no Brasil, vai muito além das quatro linhas: é cultura, é identidade, é paixão nacional.
Planeje sua visita
Museu do Futebol
Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miller, s/n – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada até 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, aberto até 21h (entrada até 20h)
Ingressos: R$ 24 (inteira) | R$ 12 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Entrada gratuita às terças-feiras
Garanta seu ingresso online
NO COMMENT