Entre os dias 5 de agosto e 28 de setembro, a CAIXA Cultural São Paulo recebe a exposição World Press Photo 2025, um dos mais importantes eventos internacionais de fotojornalismo. A mostra reúne 42 projetos premiados do 68º Concurso Anual da Fundação World Press Photo, com registros visuais marcantes sobre temas como política, crise climática, migração, conflitos armados, gênero e direitos humanos.
O visitante é convidado a fazer um verdadeiro passeio fotográfico por diferentes partes do planeta. As imagens retratam desde protestos no Quênia, Mianmar, Haiti e Geórgia, até retratados políticos nos EUA e Alemanha, além de histórias comoventes de jovens afetados pela guerra e pela desigualdade social.
A foto do ano — feita pela palestina Samar Abu Elouf, do The New York Times — mostra Mahmoud Ajjour, de 9 anos, ferido após um ataque aéreo em Gaza. O retrato potente sintetiza o espírito da mostra, que convida à reflexão.
Outros destaques incluem imagens sobre o impacto das mudanças climáticas no Brasil, Peru e Filipinas, registros da comunidade LGBTQIAPN+ na Nigéria, e o feito do atleta Tamale Safale, o primeiro com deficiência a competir com atletas sem deficiência em Uganda.
Representatividade brasileira
Três brasileiros foram premiados:
- Anselmo Cunha com a imagem Aeronave em Pista Inundada (RS)
- Amanda Perobelli, com a série As Piores Enchentes do Brasil, em Canoas (RS)
- André Coelho, com Torcida do Botafogo: Orgulho e Glória, após o título inédito na Libertadores

foto:Amanda Perobelli – World Press Photo 2025 divulgação

foto: Anselmo Cunha – Imagem Aeronave em Pista Inundada – RS, categoria Individual da América do Sul
Outros projetos com conexão ao Brasil também estão presentes, como a série Seca no Rio Amazonas, do mexicano Musuk Nolte, e a imagem do surfista Gabriel Medina, feita pelo francês Jerome Brouillet durante os Jogos de Paris.

foto: Jerome Broulliet – considerada a melhor fotografia dos Jogos Olímpicos de Paris
Feminicídio Zero: arte em diálogo com os direitos das mulheres
Durante o período da exposição no Brasil, a mostra se une à campanha Feminicídio Zero, reforçando o debate sobre violência de gênero por meio de imagens que retratam a luta e resistência de mulheres em diferentes contextos sociais e geográficos.
Sobre a CAIXA Cultural
A exposição faz parte da Seleção CAIXA Cultural – Programação 2025, que celebra os 45 anos da CAIXA Cultural e reforça o compromisso com a democratização da arte e da cultura no Brasil.
Exposição: World Press Photo 2025
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 (a 200m da Estação Sé do Metrô)
Data: 5 de agosto a 28 de setembro de 2025
Horário: terça a domingo, das 8h às 19h
Entrada gratuita | Classificação: 12 anos
@caixaculturalsp
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
NO COMMENT