A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de voos diários e cidades atendidas, acaba de conquistar um feito de destaque no cenário global: foi eleita pela Cirium — referência internacional em dados e análises do setor aéreo — como a companhia aérea mais pontual do mundo no mês de agosto.
De acordo com o levantamento, 92,1% dos mais de 800 voos diários da Azul aterrissaram no horário previsto, com no máximo 14 minutos de atraso. Esse desempenho impressionante garantiu à empresa o topo do ranking mundial de pontualidade.
Essa conquista solidifica uma trajetória ascendente nos últimos meses: a Azul ocupava o 3º lugar em junho, subiu para 2º em julho e, agora, alcança o 1º lugar entre as principais companhias dos cinco continentes.
Além da pontualidade, a empresa também registrou índices históricos de regularidade operacional, com 99,7% dos voos realizados conforme o planejado. Foram cerca de 25.255 decolagens em agosto, com apenas 90 cancelamentos — o menor número desde 2018. Em sete dias do mês, nenhum voo foi cancelado.
Esse desempenho se deve, em grande parte, à eficiência da equipe de Manutenção da companhia, os chamados “Azultecs”. Desde julho, eles têm alcançado o menor tempo médio para recuperação de aeronaves: apenas 10 horas. Na prática, isso significa que qualquer intervenção técnica é concluída em menos de meio dia, permitindo que as aeronaves voltem rapidamente à operação.
Para Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul, o resultado é fruto do trabalho em equipe.
“Esse reconhecimento global é mérito de cada um dos nossos 15 mil Tripulantes, que atuam com dedicação e excelência em todas as áreas. A segurança sempre será nosso valor mais importante, mas ver a pontualidade e a regularidade atingindo níveis históricos mostra a força da nossa sinergia e o compromisso com a melhor experiência para nossos clientes”, afirma o executivo.
Sobre o ranking da Cirium
A Cirium é uma das principais referências globais em análise de pontualidade no setor aéreo, monitorando voos em tempo real com base em dados de aeroportos, autoridades de aviação e companhias aéreas. Um voo é considerado pontual quando pousa com até 14 minutos de atraso em relação ao horário previsto.
NO COMMENT