READING

Galo Parade transforma a Avenida Paulista em vitri...

Galo Parade transforma a Avenida Paulista em vitrine cultural entre Brasil e França

Símbolo de orgulho, coragem e identidade, o galo gaulês atravessa o Atlântico e ganha novas cores, formas e narrativas em São Paulo. A capital paulista recebe a Galo Parade, exposição inédita que apresenta 10 esculturas monumentais do Le Coq Gaulois, reinterpretadas por artistas brasileiros e instaladas em plena Avenida Paulista, um dos endereços mais emblemáticos da cidade.

Aberta ao público gratuitamente até 22 de fevereiro, a mostra convida moradores e visitantes a uma pausa criativa no ritmo urbano para celebrar o encontro entre arte, cultura e identidade franco-brasileira. Um passeio que transforma a Paulista em galeria a céu aberto e reafirma São Paulo como palco privilegiado de grandes manifestações culturais.

O galo, cuja origem remonta a um jogo de palavras do latim – gallus, que significava tanto “galo” quanto “habitante da Gália” -, tornou-se ao longo da história um dos maiores símbolos nacionais da França. Na Galo Parade, ele ressurge sob múltiplos olhares contemporâneos, mesclando referências visuais, afetivas e estéticas que traduzem a diversidade criativa brasileira.

Assinadas por Isabelle Tuchband, Thiago Neves, Aline Fraga Seelig, Ana K Brizzi, Carol Murayama, Caligrapixo, Cris Campana, Isa Silva, Kamila de Deux e Mateus Bailon, as esculturas refletem trajetórias conectadas à cultura francesa, seja por vivências pessoais, pesquisas artísticas ou intercâmbios culturais. A curadoria é da francesa Catherine Duvignau, fundadora da Toptrends, especialista em intervenções urbanas que transformam espaços públicos em experiências culturais acessíveis.

crédito fotos: Riplay Audiovisual

Viabilizada pela Lei Rouanet, a Galo Parade conta com patrocínio master da Pluxee, além de Chandon, Crédit Agricole, Thales e Axen Valtus, e apoio da Câmara de Comércio França-Brasil e do Cetenco. Como extensão da mostra, a entrada do edifício que abriga o escritório da Pluxee, em Pinheiros, recebe uma pintura exclusiva do galo gaulês, criada pela artista Kamila Mello, ampliando o circuito cultural pela cidade.

A Galo Parade também carrega um propósito social. Ao final do período expositivo, as esculturas serão leiloadas em prol da Arca, ONG franco-brasileira que há mais de duas décadas atua na transformação social por meio da educação e da qualificação profissional, impactando crianças, jovens e adultos na cidade de São Paulo.

Exposição Galo Parade
Obras: 10 esculturas no formato de galo gaulês (Le Coq Gaulois)
Data:  até 22 de fevereiro.
Local: Esplanada Cetenco Plaza – 3 entradas (dias úteis):Av. Paulista, 1842; ⁠Rua Frei Caneca, 1381; Alameda Ministro Rocha Azevedo, 72.; aos finais de semana, pela Alameda Ministro Rocha Azevedo, 72.

Instagram: @galoparade


RELATED POST

COMMENTS ARE OFF THIS POST

INSTAGRAM
Acompanhe nossas viagens no Instagram!
Translate »