Entre as décadas de 1940 e 1950, nasceram os 56 vitrais que hoje adornam a Catedral da Sé, em São Paulo, verdadeiros tesouros da arte sacra e da história da cidade. A exposição LUZ: VITRAIS DA SÉ oferece ao público um olhar único sobre essas obras de vidro, com entrada gratuita, reunindo criações de artistas da Hungria, França, Itália e Brasil. As peças retratam desde cenas bíblicas até momentos marcantes da história brasileira, traduzindo tradição e modernidade em cores e luz.
Fabricados na Itália, França e Brasil, os vitrais são assinados por nomes de destaque na arte sacra, na arte contemporânea e no design, com trabalhos presentes em catedrais como a de Milão e a basílica Santa Maria Maior, em Roma. Entre eles, o francês Max Ingrand (1908–1969), renomado designer de luminárias e responsável pela reinstalação dos vitrais da Catedral de Notre Dame, em Paris, após a Segunda Guerra Mundial.

Para aproximar o público dessas histórias, a exposição utiliza recursos sensoriais inovadores. Segundo Camilo Cassoli, curador da mostra, “buscamos uma experiência diferente, revelando aspectos dos vitrais a partir de imagens e estímulos sensoriais que surpreendem”. Entre as atrações, é possível observar detalhes captados a mais de 20 metros de altura, além de uma obra que reproduz aromas naturais representados nos vitrais, como uvas, maçãs e flores. Um filme com close-ups das peças, lunetas e totens informativos permitem que cada visitante conheça a autoria, a procedência e o significado de cada vitral.

A mostra também inclui uma linha do tempo que narra os 280 anos da Diocese / Arquidiocese de São Paulo, celebrados em dezembro de 2025, conectando a história da instituição a momentos marcantes da cidade, acompanhados de fotos históricas e registros da iluminação pública paulistana.

crédito foto: catedraldasesp.com
LUZ: VITRAIS DA SÉ pode ser visitada gratuitamente, sem necessidade de ingressos, no espaço principal da Catedral da Sé, até 15 de março de 2026. A exposição é apresentada pela Catedral da Sé e pela Associação de Amigos da Catedral da Sé, com produção do Estúdio Centro, Culturart e Parece Cinema, e patrocínio da Prefeitura de São Paulo. A classificação etária é livre.
Endereço: Praça da Sé – Sé – São Paulo





COMMENTS ARE OFF THIS POST