READING

Exposição em Paris propõe imersão digital em Pompe...

Exposição em Paris propõe imersão digital em Pompeia

Exposição em Paris propõe imersão digital em Pompeia, antes da destruição pelo Vesúvio

Uma exposição com muitos efeitos especiais e realidade virtual, em cartaz no Grand Palais de Paris, leva o visitante para uma viagem no tempo e no espaço até Pompeia, antes que a cidade italiana fosse destruída por uma erupção do vulcão Vesúvio no ano 79, quase dois mil anos atrás.

O visitante tem a impressão de passear pelas ruas da cidade como se elas ainda estivessem intactas, descobrindo, graças às novas tecnologias, os modos de vida da época romana e a requintada arquitetura de Pompeia.

A exposição mostra pela primeira vez objetos, afrescos e mosaicos descobertos por escavações recentes no Parque Arqueológico de Pompeia. Um dos passeios virtuais se concentra na rua do Balcão, que abriga a Casa com Jardim e a Casa de Orion, encontradas há dois anos e que guardavam verdadeira obras de arte.

De repente, no meio da visita, os visitantes são alertados por um estrondo. O Vesúvio entra em erupção diante de nossos olhos e, em poucos minutos, a cidade é soterrada embaixo de uma espessa nuvem de cinzas e rochas derretidas. A reprodução da erupção foi antes de mais nada “um desafio científico”, indica o diretor do Grand Palais. Ela é resultado de horas e horas de reconstituição e seu efeito é provocado “também pelo som que acompanha”.

Além da exposição, que fica em cartaz até 27 de setembro, o Grand Palais de Paris disponibiliza em seu site passeios virtuais por Pompeia.


COMMENTS ARE OFF THIS POST

INSTAGRAM
Acompanhe nossas viagens no Instagram!
Translate »