A Embratur apresenta ao mundo uma nova identidade visual que traduz, em cores, texturas e símbolos, a alma do Brasil. O lançamento oficial acontece durante o Salão Nacional do Turismo 2025, um dos principais eventos do setor no país, que reúne representantes de toda a cadeia do turismo nacional.
Desenvolvida especialmente para ações de promoção internacional, a nova marca aposta em elementos da biodiversidade e da cultura brasileira. Texturas de folhas de ipê, coqueiro, galhos de açaí e o coração da bananeira compõem um grafismo original que evoca os sentidos, cor, aroma e memória e reforça a autenticidade do Brasil como destino turístico único.
Esta nova identidade visual é a impressão digital do Brasil que queremos mostrar ao mundo”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “Buscamos na nossa ancestralidade, na nossa natureza e na nossa cultura os elementos para criar uma marca única, que expressa a diversidade e a sustentabilidade das nossas experiências. Queremos que o turista internacional sinta a energia do Brasil antes mesmo de embarcar, e que entenda que não há lugar no mundo como o nosso.”
O novo sistema gráfico será aplicado em campanhas internacionais e materiais promocionais, fortalecendo a presença do Brasil em mercados estratégicos. A estética vibrante e sensorial dialoga com o slogan “There’s no place like Brasil” (“Não há lugar como o Brasil”) e reforça a proposta de um país plural, criativo e inesquecível, com experiências que não se encontram em nenhum outro lugar do mundo.
Uma marca conectada ao propósito
Desde 2023, sob a liderança do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Embratur vem reposicionando a imagem do Brasil no exterior, com foco em sustentabilidade, inovação e autenticidade. A nova identidade visual reflete esse movimento, por meio de uma linguagem sensorial e original que traduz a diversidade natural e cultural do país e fortalece sua presença no cenário global.
A criação da marca é resultado de um processo profundo de escuta e pesquisa, refletindo a pluralidade do território brasileiro. O objetivo é transmitir, em cada peça de comunicação, a sensação de descoberta e encantamento que os visitantes vivenciam ao explorar o Brasil.
Brasil em destaque no Salão do Turismo
Além da apresentação da nova marca, a Embratur participa de uma série de atividades durante o evento, como a cerimônia de abertura, o lançamento do programa Natureza com Pessoas (em parceria com o ICMBio), ações com TikTok e Meta, além da entrega do Plano Brasis às 27 unidades da federação — medidas que reforçam o compromisso com o desenvolvimento de um turismo mais qualificado, autêntico e sustentável.
Salão do Turismo – Inscreva-se
NO COMMENT