A Temporada Osesp 2025, apresentada pela Fundação Osesp e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, chega a setembro com uma programação imperdível para os amantes da música. Os concertos acontecem em alguns dos espaços mais emblemáticos da cidade, como a Sala São Paulo, o Teatro B32 e a Estação Motiva Cultural, e trazem nomes consagrados da cena nacional e internacional.
Sala São Paulo: Thierry Fischer está de volta
Entre os dias 4 e 6 de setembro, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) recebe novamente seu Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, para uma série de concertos na Sala São Paulo. O programa celebra as obras de Debussy e Tchaikovsky, e conta com a participação do Coro Feminino da Osesp, além das cantoras Lina Mendes(soprano) e Ana Lucia Benedetti (mezzo-soprano).
De 18 a 20 de setembro, Fischer retorna ao pódio ao lado da Osesp e do Coro da Osesp, com participação especial da aclamada violinista alemã Veronika Eberle e dos solistas Valkíria Gomes, Fabiana Portas, Luiz Guimarães e Sabah Teixeira, interpretando obras de Manoel Dias de Oliveira, Hartmann e Tchaikovsky.
Festival Chopin e recitais de tirar o fôlego
A charmosa Estação Motiva Cultural, espaço cultural da CPTM, recebe durante o mês o IV Festival Chopin, uma parceria da Fundação Osesp com o Instituto Chopin de Varsóvia. Nos dias 6, 13, 20 e 27 de setembro, pianistas premiados internacionalmente em concursos Chopin se apresentam em recitais intimistas.
A programação na Estação continua com o projeto Ilumina na Estação: de Bach ao Choro no dia 14/09, seguido por um recital da pianista Clélia Iruzun (21/09), com obras de Chopin e Lorenzo Fernández. Para os fãs de música instrumental brasileira, a série Jazz na Estação apresenta o Sexteto Aurum nos dias 22 e 30/09.
Teatro B32: música de concerto e Broadway
No coração financeiro de São Paulo, a Osesp também marca presença com sua temporada no moderno Teatro B32. No dia 8 de setembro, o segundo concerto da série reúne alunos da Academia de Música da Osesp e as cantoras Lina Mendes e Ana Lucia Benedetti, em um repertório que passeia por árias de ópera e clássicos da Broadway.
Encontros Históricos e convidados internacionais
No dia 20 de setembro, a popular série Encontros Históricos na Sala São Paulo retorna com um encontro especial: João Bosco & Adriana Moreira dividem o palco com a São Paulo Big Band, grupo residente do projeto. A apresentação será transmitida ao vivo pelo YouTube da Sala São Paulo, a partir das 21h.
Fechando o mês, entre 25 e 27 de setembro, a Osesp volta a se apresentar com Thierry Fischer e o pianista espanhol Javier Perianes, interpretando obras de Carlos Gomes, o Concerto para piano de Grieg, e uma suíte de Berlioz. No dia 28/09, Perianes sobe ao palco da Estação Motiva Cultural para um recital solo com obras de Debussy, De Falla e Albéniz.
Concertos Matinais gratuitos e digitais
A já tradicional e querida série Concertos Matinais, com entrada gratuita, acontece em cinco domingos de setembro: dias 7, 14, 20, 21 e 28, com apresentações da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e Coro Lírico do Theatro Municipal, Orquestra de Câmara da USP, Orquestra Sinfônica da USP, GRU Sinfônica e Rafael Piccolotto de Lima & Orquestra Urbana.
E para quem acompanha de casa, os concertos da Osesp dos dias 5, 19 e 26/09 serão transmitidos ao vivo no YouTube, como parte do projeto Concertos Digitais.
Mais informações nos sites oficiais da Osesp e da Sala São Paulo.
NO COMMENT