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Turista, guarde esta ideia: o Brasil te espera num...

Turista, guarde esta ideia: o Brasil te espera num futuro próximo!

Cresce o número de estados que, em meio a restrições causadas pelo novo coronavírus, estimulam o turista a adiar o sonho de fazer as malas e visitar seus destinos. Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo, além do Distrito Federal, usam perfis nas redes sociais para exaltar atrativos, aguçar a vontade e sugerir a retomada de viagens após a pandemia.

“Nos vemos em breve”, “estaremos esperando por vocês” e “a pandemia vai passar; o turismo, não”.  Essas são algumas das mensagens divulgadas por diferentes Unidades da Federação. As iniciativas se somam à campanha digital “Não cancele, remarque!”, lançada na última quarta-feira (08.04) pelo Ministério do Turismo. A ação busca proporcionará a manutenção de pacotes e serviços contratados, permitindo a preservação de milhares de empregos no segmento.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, incentiva a adesão ao movimento e destaca esforços para garantir acordos entre empresas e clientes. “Estamos adotando todas as medidas possíveis para resguardar o direito do consumidor e ajudar as empresas a enfrentarem adversidades. Prova disso é a publicação da Medida Provisória 948, que disciplina estas negociações”, explica. 

O que é a MP 948?

A MP 948 integra o rol de ações do MTur para superar impactos do coronavírus. O texto, que pode ser lido aqui, trata da situação de serviços, reservas e eventos turísticos e culturais em meio à pandemia. Na medida, aborda-se as hipóteses de remarcação, de garantia de crédito para uso ou abatimento futuro e da restituição de valores. Caso o prestador não ofereça tais opções, ele deverá reembolsar o cliente em até 12 meses após o fim do quadro de emergência, com correção monetária.

O turista poderá optar por uma das alternativas sem qualquer custo adicional, taxa ou multa. A solicitação deve ocorrer no prazo de 90 dias a partir da publicação da MP. Uma nota técnica conjunta dos ministérios do Turismo e da Justiça reforça a necessidade de os serviços se registrarem na plataforma Consumidor.gov.br. O site do governo federal viabiliza a mediação online, minimizando o risco de judicialização das demandas.

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Campanhas estimulam turista a adiar o sonho de fazer as malas e remarcar visitas a destinos

Campanha ao turista

O incentivo à manutenção de planos por parte do turista também é o mote de uma campanha digital lançada pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Um vídeo em português, inglês e espanhol sugere que estrangeiros aguardem o fim da pandemia para visitar o país. O material frisa que os atrativos nacionais seguem à espera dos turistas de outras nações.

A tentativa de convencer o visitante a postergar viagens conta ainda com o apoio de entidades do trade turístico. A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) utiliza o lema “Adia!” para preservar a sustentabilidade econômica do segmento. Já a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) segue a mesma linha, propagando o discurso “não cancele seus sonhos, não cancele sua viagem. Apenas adie!”.


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