VOCÊ ESTÁ LENDO

Companhia das Letrinhas convida famílias a viajar ...

Companhia das Letrinhas convida famílias a viajar em série de livros

Para algumas famílias, ficar em casa por tantos dias seguidos pode ser um baita desafio. Para quem tem filhos, nem se fale! É preciso ter novas ideias diariamente para oferecer atividades recreativas. Para juntar toda a família, que tal embarcar numa deliciosa aventura literária? Explorar o mundo e viajar por diferentes lugares do mundo, conhecer outros povos, sua história e seus costumes pode ser uma boa. Pensando nisso, separamos alguns livros da Pequena Zahar que vão tornar o convívio em família muito mais gostoso. Vamos conhecer?

Pilar na Pequena Zahar

A série que separamos são os Diários de Pilar. Escrito por Flávia Lins e Silva e ilustrado por Joanna Penna, os seis livros já lançados pela Pequena Zahar possuem a estrutura de um diário. As obras contam as aventuras de Pilar, uma menina curiosa que já rodou o mundo em sua rede mágica. Os livros despertam o interesse dos jovens leitores com relatos de viagens repletos de informações que ampliam o conhecimento e o fascínio pela diversidade cultural.

Com um projeto gráfico super caprichado, todos os títulos da série publicado pela Pequena Zahar incluem mapas, glossários e boxes informativos. Vamos conhecer um pouco mais sobre as obras?

Diário de Pilar na Grécia

Que tal embarcar para a Grécia numa rede mágica? Junto com Pilar e seus amigos, o leitor descobrirá o fascinante mundo da mitologia, repleto de deuses e heróis. Conhecerá o lado mais inesperado de Zeus, Hércules, Orfeu, e chegará ao Olimpo montado em Pégaso, um cavalo alado. Nessa viagem por mitos e lendas, Pilar descobre alguns dos maiores mistérios da vida e anota tudo em seu diário, que inclui mapa da região, listas com as características dos fantásticos seres que encontra e até a pronúncia de certas palavras gregas. Bem-vindo ao diário de Pilar!

Diário de Pilar na Amazônia

Pilar e seu inseparável amigo Breno montaram a Sociedade dos Espiões Invisíveis (SEI) e estão dispostos a desvendar os mistérios do passado. A menina achou um recorte de jornal com uma notícia pela metade e tem certeza de que é uma pista sobre o paradeiro de seu pai, que não chegou a conhecer e de quem só tem uma foto antiga.

A investigação exige malas prontas e mais uma incrível viagem. Em um giro na rede mágica, os dois e o gato Samba vão parar em pleno rio Amazonas! Juntos, vão enfrentar os feitiços da Iara, descobrir os segredos da Floresta Encantada habitada pela temível Cobra-Grande e ainda se dar conta de que suas árvores estão sendo destruídas e de que é preciso fazer alguma coisa para preservá-las. Pilar aprende sobre comer pupunha cozida e peixe com açaí, dormir em rede, andar de gaiola e canoa e morar em uma palafita.

Diário de Pilar no Egito

Uma volta na rede mágica e lá vai a Pilar rumo ao Egito! Com seu insperável amigo Breno e o gato Samba, essa menina aventureira encontra Tutancâmon, o jovem faraó que foi enterrado vivo num sarcófago e precisa de ajuda para recuperar seu trono. O trio vai viver experiências inesquecíveis entre as pirâmides, enfrentando deuses, feras e seres mitológicos.

Diário de Pilar em Machu Picchu

Embarque nessa nova aventura de Pilar e conheça as tradições e lendas da civilização inca! Onde será que o gato Samba se meteu? É o que Pilar e Breno precisam descobrir! Num pulo, os dois entram na rede mágica e… lá se vão para uma aventura de tirar o fôlego. No alto das montanhas do Peru, eles desbravarão os segredos de Machu Picchu, a Cidade Sagrada, e tentarão evitar que a jovem Yma, escolhida do deus Sol, fique ali para sempre.

Pilar, Breno e Samba vivem momentos tão inesquecíveis quanto perigosos. Eles trilham as margens do rio Urubamba, enfrentam o poderoso Sacerdote Supremo, escondem-se nos templos de pedra, deliciam-se com choclos e quinoa e aprendem um monte de palavras no idioma quéchua. Essa edição traz dicionário de palavras inventadas por Pilar, um pequeno dicionário de quéchua (o idioma dos incas), mapa de Machu Picchu e da trilha inca e mapa da América do Sul. E mais: a partitura do “Samba do Samba”, composto por Pilar e Breno.

Diário de Pilar na África

Na luta pela liberdade e contra a injustiça, Pilar e seus amigos vão parar do outro lado do Atlântico e aprendem muito sobre a cultura africana. Pilar, Breno e o gato Samba embarcam na rede mágica e vão parar na África, onde conhecem Fummi, uma princesa iorubá. Juntos, eles tentarão salvar sua família e seu povo, capturados por comerciantes de escravos. Viajando da Nigéria a Angola, Pilar e seus amigos aprendem várias coisas sobre a história da África, seus animais, e sua cultura. Os quatro aventureiros contam com a ajuda de um elefante para atravessar florestas, enfrentam o mar bravio num pequeno veleiro, galopam na perigosa savana montados em uma zebra, descem o rio Congo ao lado da poderosa rainha Jinga e enfrentam os donos dos navios negreiros.

Diário de Pilar na China

Depois de Grécia, Egito, Amazônia, Machu Picchu e África, Pilar e seus amigos embarcam na rede mágica e vão parar do outro lado do mundo! Na China, Pilar, Breno e o gato Samba conhecem a menina Fang Fang e, juntos, eles tentarão salvar sua família e sua cidade inundada quando a fúria do Dragão Negro revolveu as águas do rio. Para acalmá-lo, os quatro aventureiros passarão pela muralha da China, arrozais, Pequim e muito mais, contando com ajuda de Confúcio e da deusa Nu Wa, de um herborista e de um mestre de arco e flecha…

Eles navegarão pelo rio Yangtzé e salvarão um bebê panda das garras de um comerciante ilegal; flutuarão após comerem os frutos da maior árvore do mundo; descobrirão o horóscopo chinês, o tesouro mágico Xirang e a história da primeira Cinderela de que se tem notícia… Domarão o dragão e voarão montados em suas costas. De quebra, Pilar ainda encontra pistas do paradeiro de seu pai… Se você quer saber mais sobre a China e aprender de onde vêm o macarrão, a porcelana, a pólvora e o papel higiênico, não perca essa viagem!

pequena-zahar-convida-familias-a-viajar-em-serie-de-livros

Ampliando o universo

A Pequena Zahar disponibilizou uma série de atividades para serem feitas de forma complementar com os livros. Para baixar o PDF, clique aqui. Também existem desenhos que podem ser impressos para a criançada pintar e se divertir. Eles podem ser acessados aqui ou na gina do Facebook da Pequena Zahar. A série de livros também virou uma animação no Nat Geo Kids. O primeiro episódio pode ser assistido abaixo.


Deixe um comentário

comentários

INSTAGRAM
SiGA A GENTE
Translate »