VOCÊ ESTÁ LENDO

FORNATUR e Embratur discutem soluções para o trade...

FORNATUR e Embratur discutem soluções para o trade turístico

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, participou de uma videoconferência com mais de 20 membros do FORNATUR (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo). Na oportunidade, Neto demonstrou sua disposição em levar sugestões do setor público ao Governo Federal neste cenário de isolamento social. Agora, o trade turístico encontra dificuldades excepcionais por conta da pandemia causada pelo Coronavírus.

Sobre o trabalho realizado pela Embratur, os participantes da reunião concordaram sobre a aprovação da Medida Provisória 907/2019, em tramitação no Congresso Nacional. O texto foi considerado essencial para que a instituição tenha recursos suficientes para ser protagonista na retomada do turismo brasileiro.

“Sou otimista e considero que conseguiremos começar a superar esta crise de proporções bíblicas ainda antes de 2021. Com a aprovação da MP 907/2019, a Embratur terá mais força para encontrar soluções para o cenário pós-pandemia nos estados representados pelos senhores”, salientou o Gilson Machado Neto.

A maioria dos secretários indicou que estão em contato com parlamentares representantes das bancadas estaduais para solicitar apoio à MP. O texto perderá a validade no dia 5 de maio e precisa ser pautada, votada e aprovada no Congresso antes desta data.

 Brasil na pandemia

Como exemplo de que a pandemia causada pelo Coronavírus está sendo combatida de maneira correta, o presidente da Embratur citou documento recém-publicado pelo Banco Mundial onde consta elogio ao governo brasileiro por ter introduzido “nova legislação que simplifica os processos de desembaraço aduaneiro de artigos utilizados para combater a propagação da Covid-19”. O texto também salientou que a situação brasileira não é uma das piores na comparação com outros países.

Ainda que tenha mencionado ser impossível superar a pandemia sem reflexos negativos ao setor do Turismo e à economia em geral, Gilson apresentou dados que reforçam sua visão.

Com a palavra, o FORNATUR

O presidente do FORNATUR, Bruno Wendling, salientou que a entidade encaminhou documento ao Ministério do Turismo com algumas demandas do setor. Ele também pediu que o presidente da Embratur pudesse reforçar a importância de que as medidas sejam atendidas.

“Gostaríamos que as medidas tomadas pelo Governo Federal tivessem verbas decentralizadas. Os estados estão precisando muito de recursos pois o orçamento para o Turismo está contingenciado em boa parte dos estados. Também achamos importante que seja contratado um instituto internacional para que façamos um estudo sobre as tendências de mercado e consumo de destinos. Isso nos ajudaria a nos preparar para o cenário pós-pandemia”, indicou.

Outra demanda apresentada pelo presidente do FORNATUR foi que, tão logo aprovada a Medida Provisória 907/2019 e a Embratur seja transformada em Agência, a entidade componha o Conselho Deliberativo, pois no Plano Nacional do Turismo o FORNATUR consta como entidade que auxilia na implementação de políticas públicas para o setor.

fornatur-embratur-solucoes-trade-turistico


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »