VOCÊ ESTÁ LENDO

Complexo Ferroviário de Cruzeiro é restaurado

Complexo Ferroviário de Cruzeiro é restaurado

Localizada a 230 km da capital do estado de São Paulo, Cruzeiro vai receber cerca de R$ 2,2 milhões do Ministério do Turismo para obras no Complexo Ferroviário da cidade. As intervenções buscam revitalizar parte da história ferroviária local e contribuir para a melhoria da infraestrutura turística. O projeto já foi aprovado pela Caixa Econômica Federal, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

As obras, apoiadas com recursos do Governo Federal, devem ser concluídas no primeiro semestre de 2021 e preveem a recuperação de parte do patrimônio remanescente da extinta Rede Ferroviária Federal S/A, como a Estação Ferroviária Central/Pátio, a Oficina Primitiva, a Rotunda, a Estação Rufino de Almeida e a Praça do Cinquentenário.

O secretário de Políticas Públicas de Cruzeiro, Khaled Penna Valle, ressalta que o fomento ao turismo também será um dos legados dessa obra. “Além de todos benefícios gerados à comunidade, a reforma será fundamental para o desenvolvimento turístico de Cruzeiro e indispensável para o resgate da memória histórica ferroviária cruzeirense. Em uma cidade considerada predominantemente turística, a infraestrutura passa a ser um fator decisivo do turista”, explicou. “Sendo assim, o incremento desse setor, através da parceria com o Ministério do Turismo, torna-se essencial”, concluiu.

História

A estação ferroviária de Cruzeiro marca o início da formação urbana da localidade, que é marcada pela junção de características da modernidade e da tradição. As informações são parte da tese de doutorado da pesquisadora Claudia Ribeiro e da dissertação de mestrado “O Momento: um espaço de luta ferroviária na cidade de Cruzeiro em 1933”.

Dessa forma

Por exemplo

Já que

Com o intuito de


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »