Com o fechamento dos serviços não essenciais e a ausência de turistas em função da pandemia do COVID-19, os comerciantes de Brotas (SP) estão usando a criatividade para inovar nos serviços prestados. O objetivo é tentar manter as vendas na cidade, conhecida como a capital do turismo de aventura.
Anualmente, o turismo movimenta cerca de R$ 150 milhões na economia local. Em 2019, a cidade recebeu 320 mil turistas. Para este ano, a expectativa é que recebesse cerca de 350 mil visitantes. Infelizmente, a pandemia do novo coronavírus prejudicou o planejamento, afetando diretamente a rede hoteleira.
Restaurantes
O novo cenário mudou a rotina de bares e restaurantes. Com a queda na movimentação, foi preciso dar um jeito para garantir pelo menos uma parte da renda. Foi o que fez Denise Vidigal, que revelou ao G1 que começou a preparar marmitas e entregar tudo por delivery.
A mesma estratégia foi adotada por outros comerciantes e donos de lanchonetes ou food trucks. Os comerciantes começaram a oferecer outros tipos de produtos no sistema de delivery, como sobremesas.
Israel Roberto Júnior, que é dono de um food truck, disse que trouxe alguns serviços que não existiam para a cidade, como a entrega de sobremesas. Ele revelou que também está tentando tocar o negócio de forma diferente, mudando o cardápio e pensando de forma sustentável.
A pandemia do COVID-19 fez com que o mercado de turismo fosse prejudicado. O impacto para este ano será grande. Mesmo assim, os governos federal, estaduais e municipais estão agindo de forma pensada para diminuir o problema.