READING

Especial Festuris: Abertura do 37º Festuris celebr...

Especial Festuris: Abertura do 37º Festuris celebra o poder das conexões no turismo

Gramado deu início, na noite desta quinta-feira (6), a mais uma edição histórica do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, um dos maiores e mais respeitados eventos de negócios turísticos das Américas. Em sua 37ª edição, o encontro reúne 17 mil participantes, mais de 400 estandes e registra crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

A solenidade de abertura contou com a presença de importantes autoridades do setor, entre elas Carlos Henrique Sobral, secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do Ministério do Turismo; Ronaldo Santini, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul; o deputado Pepe Vargas, presidente da Assembleia Legislativa do Estado; Bernardo Cardoso, diretor de Turismo de Portugal no Brasil; e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

Durante a cerimônia, foi entregue o Troféu Amigos do Festuris, que homenageia pessoas que colaboram, de forma espontânea e individual, para o fortalecimento do evento ao longo dos anos.

Com o tema “Reimaginando o Amanhã”, o Festuris 2025 propõe uma reflexão sobre como humanidade e tecnologia podem caminhar juntas para moldar o futuro do turismo. A feira acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no Serra Park, em Gramado, com uma programação intensa que soma 110 palestrantes e mais de 60 horas de conteúdo.

“O futuro é feito de conexões”

Ao abrir o evento, Marta Rossi, CEO do Festuris, destacou que o encontro vai além da celebração de quase quatro décadas de história — é um convite à transformação.

“Após 37 anos, não estamos aqui apenas para celebrar o passado, mas para criar novas conexões e responder à pergunta mais urgente de nosso tempo: como a humanidade e a tecnologia se unem para reimaginar o futuro do turismo? O verdadeiro progresso está em usar as ferramentas digitais para fortalecer o que é insubstituível nas relações humanas”, afirmou.

Marta também ressaltou o protagonismo do turismo sustentável e o papel do Brasil no cenário global, especialmente com a aproximação da COP 30. Durante a cerimônia, ela anunciou uma homenagem à Costa Rica, referência mundial em sustentabilidade, e o lançamento do Projeto Hortênsia, iniciativa que conecta turismo, educação e desenvolvimento regional.

Fotos: Festuris/Divulgação

Legado e transformação

O também CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, reforçou o propósito do evento em gerar impacto positivo para o setor:

“Mais do que números, o que nos move são as entregas e o legado que deixamos. Nunca nos vimos apenas como uma feira, mas como um agente transformador, capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do turismo.”

Zorzanello destacou ainda o avanço da conectividade aérea no Rio Grande do Sul, com a retomada dos voos em Porto Alegre e o futuro aeroporto de Vila Oliva, além da presença internacional desta edição, que reúne 200 hosted buyers e 64 destinos internacionais.

Turismo global em expansão

O diretor de Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso, celebrou a relevância do mercado brasileiro para o turismo português:

“Sem o turista brasileiro, não teríamos chegado onde estamos. Portugal, com 10 milhões de habitantes, deve fechar o ano com mais de 32 milhões de visitantes. O público brasileiro é fundamental nesse resultado.”

Representando o ministro Celso Sabino, o secretário nacional Carlos Henrique Menezes Sobral destacou o crescimento do turismo internacional no país:

“Pela primeira vez atingimos 7 milhões de turistas estrangeiros no Brasil. É um marco histórico, e nossa meta agora é alcançar 10 milhões.”

O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, reforçou a importância do Festuris na retomada econômica do estado:

“Estamos na abertura do mais incrível evento de turismo do Brasil e das Américas. O Festuris é motor dessa economia que transforma vidas e gera oportunidades, especialmente neste momento de reconstrução pós-enchentes.”

Por fim, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, deu as boas-vindas aos visitantes:

“É um prazer receber todos em nossa cidade. O Festuris é um ícone do turismo brasileiro, criado aqui há 37 anos, assim como o Natal Luz, há 40 anos — dois orgulhos da nossa terra.”

Com o propósito de conectar o mundo e construir legados, o Festuris reafirma Gramado como o epicentro das grandes ideias do turismo nacional e internacional, fortalecendo seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento humano.


RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

INSTAGRAM
Acompanhe nossas viagens no Instagram!
Translate »