Engana-se quem pensa que os parques urbanos são uma invenção do planejamento urbano moderno! Eles começaram a ser criados a partir do século 18 com o intuito de trazer aos habitantes dos grandes centros um pouco mais de lazer, além de contornar alguns problemas sociais gerados pelo crescimento populacional exacerbado. Atualmente, os parques urbanos não preenchem somente o mosaico urbano de uma cidade, mas também o roteiro turístico. Muitas cidades brasileiras os têm como cartão postal. Selecionamos aqui três parques brasileiros que merecem ser conhecidos:
Parque do Ibirapuera – São Paulo
A região do bairro de Moema, na maior cidade do Brasil, abriga excelentes bares, restaurantes, e luxuosos hotéis em São Paulo, mas também abriga o maior parque urbano da capital: o Ibirapuera. A quem diga que é necessário mais que um dia para visitar o local por completo. Lá, encontramos a simples estrutura de um parque comum, que conta com um belo lago e muita, muita área verde. O lugar também possui alguns museus e espaços reservados para exposições de arte.
Jardim Botânico – Rio de Janeiro
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um dos mais importantes parques urbanos do país quando o assunto gira em torno de sua importância histórica. Sua origem está ligada à vinda da Família Real para o Brasil, entre os anos de 1808 e 1821. D. João VI desenvolveu o jardim com o intuito de criar as plantas e especiarias oriundas da Índia como noz-moscada, canela, pimenta do reino, entre outras coisas. Atualmente, o Jardim Botânico é um dos maiores parques urbanos do país e consegue unir espécies nacionais e internacionais, inclusive algumas em extinção. Ele se localiza no bairro também chamado Jardim Botânico, está próximo a Lagoa Rodrigo de Freitas e possui excelente comércio, bares, restaurantes e alguns dos melhores hotéis no Rio de Janeiro.
Parque Barigui – Curitiba
A capital paranaense conta com mais de 20 parques urbanos, porém, o Parque Barigui é um dos preferidos da população local. Durante os sábados, domingos e feriados é comum encontrar o lugar cheio de curitibanos. Sua área de 1,4 milhões de metros quadrados conta com equipamentos de ginástica, churrasqueiras, sede campestre, trilhas, animais silvestres, pátio de exposições, um museu especializado na história dos automóveis, além de excelentes restaurantes. Se você pretende visitar a capital e incluir o parque no seu roteiro, escolha um hotel em Curitiba na região central da cidade, pois assim você poderá utilizar ônibus para chegar até o local.
Gostou da história dos parques e seus atrativos? Então, acesse o site da FalaTurista, escolha o melhor hotel para a sua necessidade, faça a reserva online e boa viagem!
NO COMMENT