A capital paulista foi a cidade escolhida para sediar em 10 de fevereiro, o primeiro Workshop Bolívia_ La Ruta de las Maravillas, no Brasil, no ano de 2011. A iniciativa, que contou com a parceria da Aerosur e do Comitê de Promoção Turística da Bolívia Nuevo Norte, apresentou os principais pontos turísticos do País exaltando as suas belezas naturais, além de seus hoteis de luxo e lugares surpreendentes, como La Paz, considerada a capital mais alta do mundo; Santa Cruz, com excelente zona hoteleira e circuito cultural; Cochabamba circundada pela famosa Cordilheira La Herradurae muitos outros lugares inacreditavelmente belos, como o Lago Ttiticaca. Salar de Uyuni , Yungas.
Foto de chamada: Maurício Acosta, da Nuevo Norte
Acima: Fernando Prudêncio, gerente regional de Sao Paulo, da Aerosur. Única com voos diários para a Bolívia
Brasil em alta
Entre os operadores presentes, que vieram ajudar a disseminar a cultura e as riquezas da Bolívia e estreitar relações com o mercado turístico brasileiro, estavam Crillon Tours, Fremen Tours, Hidalgo Tours, Magri Turismo, Millenarian Tourism & Travel, Peru Bolivian Tours, Transturin, Turisbus e Turismo Kolla. Mauricio Acosta, da Nuevo Norte, explicou que a ideia de estreitar relações com o Brasil, surgiu há alguns anos, mas que somente no ano passado, fora oficializada. “No ano passado, pudemos oficializar esse projeto. Nosso foco no Brasil começa agora em 2011 e no Japão em 2012. São dois mercados turísticos potenciais para explorarem as belezas da Bolívia, com perfil de turista que muito nos interessam”, falou Acosta. “Atualmente a Bolívia recebe cerca de 10 mil brasileiros, pensamos em dobrar este número até o próximo ano, mas os números não são as únicas coisas que nos interessam. Queremos que essa relação com o Brasil dure para sempre”, acrescentou. Fernando Prudêncio, diretor geral da Aerosur no Brasil também falou sobre a iniciativa e reforçou as belezas da Bolívia, além de seus excelentes preços. “O turista vai encontrar pacotes ligados a esportes, cultura, mitologia e muito mais, além de ser conveniente do ponto de vista econômico”, disse. Em tempo: para entrar na Bolívia, o turista brasileiro não precisa de passaporte e nem de visto, basta a carteira de identidade .
Da esquerda:Juan Luzio, Diretor Comecial da Transturin; e Maurício Acosta, Coordenador da Nuevo Norte
Hoteis de sonho
Quanto às opções de hospedagem, Bolívia tem vários empreendimentos que oferecem conforto, produtos e serviços de qualidade, além de estarem instalados em regiões de muita beleza paisagística, como o primeiro hotel de sal do mundo, o Palácio de Sal, ou ainda o Hotel Tayka de Piedra, ambos em Salar de Uyuni. Este último, construído de pedra e areia vulcânica e que faz parte da rede Tayka: Hotéis Ecológicos e Comunitários. Para aqueles que desejam conhecer a Bolívia, vai a dica: o país é rico culturalmente, sua paisagem é exótica e conhecê-lo é, sem duvida, uma experiência única. O povo é bastante hospitaleiro, sem contar que a culinária pode ser apreciada em excelentes restaurantes que cobram cerca de US$ 40 para um jantar em grande estilo. Os preços são considerados muito baratos pela qualidade de produtos e serviços oferecidos, assim também é em relação às compras. Tênis, bolsas, roupas… Tudo mais barato quando comparado a outros países da América do Sul, por exemplo. E ainda: se você resolver fazer um cruzeiro pelo Lago Titicaca, um dos mais desejados pelos turistas, saiba que de Catamarán você terá uma das experiências mais incríveis da sua vida. A Transturin opera com catamarans modernos, em roteiros de um dia ou um ou dois dias (a combinar) por regiões como Puno, Copacabana, Isla de Sol, Complexo Inti Wata. Como se nota conhecer a Bolívia é conhecer um mundo incrivelmente novo de opções.
Da esquerda: Silvia Choque, assistente de marketing; Nilton Bezerra, Supervisor de Vendas; e Vanessa Santos, gerente de vendas da Aerosur, durante o workshop na capital paulista
Para saber mais
www.nuevonorte.org
NO COMMENT