READING

Beryl Cook ganha exposição a céu aberto no Biceste...

Beryl Cook ganha exposição a céu aberto no Bicester Village, perto de Londres

Quem visitar o Bicester Village, nos arredores de Londres, a partir de setembro encontrará uma cena incomum entre lojas e jardins: personagens rechonchudos fazendo compras, mulheres exuberantes dançando, cães e gatos espalhados pela paisagem e figuras inspiradas no cotidiano britânico ocupando bancos, placas e cabines telefônicas.

A intervenção faz parte de “Beryl Cook and Friends”, projeto da House of Voltaire em parceria com o Bicester Village para celebrar os 100 anos de nascimento de Beryl Cook (1926–2008). A instalação será inaugurada em 10 de setembro de 2026 e permanece até 25 de outubro.

Ao longo de cerca de 1,6 quilômetro, reproduções em tamanho real e murais transformarão o espaço em uma galeria a céu aberto, convidando o público a circular dentro das cenas.

O cotidiano como cena festiva

Autodidata, Beryl Cook construiu sua obra a partir de situações simples do dia a dia – cafés, festas, encontros e noites de dança -sempre com humor e cores vibrantes. Suas pinturas mostram uma Inglaterra popular e irreverente, marcada por personagens exagerados e celebrações cotidianas.

“Adoro quando vejo as pessoas se divertindo”, dizia a artista, frase que sintetiza o espírito de sua produção.

No Bicester Village, esse universo ganha escala real: personagens fazem compras, jogam boliche, cuidam de jardins e dançam em varandas. Árvores e espaços públicos também recebem figuras de cães, gatos e pombos inspirados em suas obras.

Um dos destaques é a recriação de Breakfast at Elvira’s (1996), que permite ao visitante entrar literalmente na cena.

Arte para ver e levar

A experiência se estende a um pop-up da House of Voltaire, com uma coleção-cápsula dedicada à artista. Estarão disponíveis gravuras, objetos de design, têxteis e peças para casa, além de obras originais e edições limitadas.

A seleção inclui também trabalhos de artistas contemporâneos britânicos e internacionais, criando um diálogo com o legado de Cook. Os preços variam de pequenas edições a obras de alto valor para colecionadores.

De Bicester a Londres

A programação continua em Londres entre 27 de novembro e 19 de dezembro de 2026, quando a House of Voltaire ocupa a Frieze No. 9 Cork Street, em Mayfair, com novas obras, edições e colaborações com mais de 100 artistas e designers.

A iniciativa dá continuidade ao recente interesse pela obra de Cook, que teve grande público em exposições no Studio Voltaire e no The Box, em Plymouth.

Um legado em expansão

“Beryl Cook and Friends” marca também uma parceria de três anos entre o Studio Voltaire e o Bicester Village, apoiando programas educativos gratuitos voltados a escolas e comunidades locais.

As vendas das obras financiam essas iniciativas, ampliando o alcance social do projeto.

fotos: cortesia ourberylcook.com e Studio Voltaire Photo: Graham Pearson

Beryl Cook and Friends
Bicester Village – 50 Pingle Drive, Bicester, Oxfordshire
10 de setembro a 25 de outubro de 2026
9h às 21h

House of Voltaire at Frieze No. 9 Cork Street
London W1S 3LL
27 de novembro a 19 de dezembro de 2026
10h às 18h

Sobre Beryl Cook

Nascida em 1926, em Surrey, Beryl Cook trabalhou em diferentes áreas antes de se dedicar à pintura nos anos 1960. Mudou-se para Plymouth em 1968, cidade que se tornou central em sua obra.

Sua primeira exposição individual ocorreu em 1975. A partir daí, ganhou reconhecimento no Reino Unido com pinturas que retratam cenas cotidianas com humor e exagero.

Hoje, suas obras integram coleções como a National Portrait Gallery, a Government Art Collection e o The Box, em Plymouth.


COMMENTS ARE OFF THIS POST

INSTAGRAM
Acompanhe nossas viagens no Instagram!
Translate »