Quintal de Monet

Num primeiro olhar, o passo a passo por entre margaridas, rosas, salgueiros, papoilas, glicínias, girassóis, azaléias, tulipas, dálias e uma infinidade de outras variedades de flores, desperta a plena sensação de ter adentrado obras como Wild Poppies, Near Argenteuil (1873), The Artists Family In The Garden (1875) e In the Meadow (1876), nascidas das pinceladas do pintor impressionista Claude Monet. A impressão é legítima, uma vez que cada um desses exemplares florais que rodeiam o cenário foram originalmente plantados pelo pintor, que morou aqui, entre 1883 e 1926. Um apaixonado declarado pelas flores, Monet deixou à história um legado artístico embasado por telas que revelavam o seu interesse pelo dia a dia, pela simplicidade dos detalhes da natureza, e a esta propriedade instalada na pequena cidade de Giverny, na França, o artista reservou um jardim com mais de 1800 espécies da flora, que circundam sua antiga residência.

Na parte interna da casa atente para os detalhes das cores das paredes, os quadros que adornam os quartos,a área que reconta parte de sua vida, a mobília colonial da sala e da cozinha, e os móveis do escritório do pintor, enquanto que na parte externa, reserve bastante tempo para desfrutar da criatividade de Monet, que dividiu o espaço entre Jardim da Normandia e Jardim d’Água, de forma que o primeiro está em frente à propriedade, ocupando mais de nove mil metros quadrados de extensão, e o segundo segue a inspiração dos jardins japoneses com direito a uma ponte feita de faia recoberta por glicínias, que atravessa um pequeno lago. Na versão original, esta ponte havia sido produzida à mão por um artesão local. De acordo com a biografia do pintor, ambos os jardins foram fonte de inspiração para mais de 20 anos de produção artística, contudo, após seu falecimento em 1926, a casa permaneceu por décadas no esquecimento, até que em 1977 um processo de restauração devolveu ao ambiente alguns aspectos de sua originalidade, com reparo da mobília, das gravuras japonesas, do piso e do teto. As visitas à Fondation Claude Monet só acontecem durante sete meses do ano – entre abril e novembro – quando os tons de amarelo, azul, vermelho, branco, roxo tomam conta de um ambiente esverdeado por natureza, para onde Monet costumava olhar todas as manhãs. Aberta ao público desde os anos 80, o lugar recebe anualmente mais de 500 mil pessoas ansiosas por dividir o solo antes tocado pelo mestre impressionista.

Normas da Casa
Na casa de Monet é permitido tirar fotos a vontade, mas nem pense em fazer piqueniques nos jardins ou levar animais. A fundação não dispõe de guia, mas você pode contratar um particular e conhecê-la em aproximadamente 1h30. Vale lembrar que o ambiente não dispõe de obras originais de Monet.

Para saber mais:
Fondation Claude Monet www.fondation-monet.fr


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »