VOCÊ ESTÁ LENDO

Passado à vista

Passado à vista

Já pensou um dia dormir no século 21 e acordar no século 20? Amanhecer o dia rodeado de senhores e senhoras de famílias tradicionais da cidade, tomando bondes a caminho de seus empregos, e mais tarde curtindo os famosos bailinhos onde o romance acontece? Se tudo pareceu uma grande loucura e você se pergunta do que esta reportagem pretende falar, é sinal que a bela cidade de Santos, no Estado de São Paulo, há algum tempo não passa pelo seu olhar. Com mais de 400 anos de história, a cidade que faz parte da história do Brasil, entra num processo de novas molduras, dando ao coração da cidade – o Centro Histórico – novas linhas por meio de revitalizações e construções a que lhe sedimentam uma identidade definitiva, colocando-a no cenário mundial como cidade turística, e não simplesmente praiana.

Para fazer isso, o caminho escolhido foi tornar os ambientes quatrocentões da cidade, locais mais aprazíveis, em parceria com peculiaridades que marcaram a evolução da região. Sendo assim, numa tarde por aqui, você é convidado a viajar no tempo embarcando em bondes, que funcionaram no passado e que hoje, após reformas, voltam a circular e a servir aos moradores. Em uma dessas viagens, você pode se surpreender com a presença de um antigo motoneiro, que teve o bonde nas mãos há décadas atrás, só que agora, ao invés de conduzir o veículo, ele conduz a imaginação de quem sobe no bonde, contando histórias e mostrando aos passageiros como era sua realidade em um período em que os bondes eram os principais meios de transporte. A participação destes antigos funcionários no dia-a-dia da cidade faz parte do projeto Vovô Sabe Tudo, apoiado pela Secretaria de Turismo, e que tem o objetivo de realocar aposentados em suas antigas funções profissionais.
porto

Em breve o charme da cidade se estenderá por toda a área dos armazéns, uma vez que, entre os limites do armazém 1 e 8, será edificado o Porto Valongo, uma alusão ao moderno Puerto Madero, na capital Argentina, que teve sua área portuária tomada por restaurantes, bares e iluminação renovada, configurando ao local um dos destinos mais aconchegantes e refinados da capital argentina. A versão brasileira deve estrear em solo brasileiro em aproximadamente três anos. Ao longo deste processo, Santos somará aos históricos Casa de Frontaria Azulejada e Igreja Nossa Senhora, a chegada dos museus Pelé e do Bonde, este último com modelos nacionais e internacionais.

Enquanto a região não ganha seus novos atrativos, segue encantando com seus personagens tradicionais. O Porto – o maior da América Latina – pode ser visto de um passeio de escuna pouco tradicional, mas suficiente para dar ideia da grandiosidade do espaço que mantém sua atividade impecável, servindo ao maior Estado do país. Um pouco mais adiante, você se distrai com os detalhes do Outeiro de Santa Catarina, local em que em 1540 foi construída a igreja à Santa Catarina, marcando a fundação da então Vila de Santos. Na companhia de santistas e cidadãos de inúmeras outras regiões, você aproveita para presenciar o cair da tarde com um café fresquinho, nos arredores da Bolsa de Valores de Café. História pura e magia plena!

Uma vez em Santos, abra mão das formas típicas de desbravamento, para ganhar a cidade a pé, caminhando pelos paralelepípedos de suas ruas. Ali, passando pela Praça Mauá, Palácio José Bonifácio, Monumento a Bartolomeu de Gusmão, Theatro Coliseu, Prédio da Alfândega e Theatro Guarany, como grandes páginas de um bom livro de história, você sente a naturalidade com que a cidade mantém suas mais ricas heranças culturais, com toque contemporâneo. Do alto do Monte Serrat – onde são realizadas competições de downhill – você contempla a vista panorâmica da cidade.

Pratos Típicos
Fruto de uma pesquisa entre os santistas, o peixe Meca foi eleito como o preferido pelos moradores, e serve de base para o Meca Santista, considerado o prato típico da cidade. A criação gastronômica leva um filé de Meca grelhado, decorado com camarão, acompanhado de risoto de palmito pupunha e farofa de banana. Os ingredientes do risoto e da farofa foram escolhidos de acordo com sua respectiva abundância na cidade. Cuidado com as versões apresentadas nos restaurantes, já que alguns trocam o camarão por molho de camarão. Embalada pelo sucesso do Meca Santista, a região também se orgulha de possuir um típico doce de banana.


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »