Leva que eu vou

Lembrado como um dos principais destinos de sol e mar do cenário brasileiro, o Rio de Janeiro é um daqueles lugares que pela multiplicidade de atrações e belezas naturais faz com que você se apaixone várias vezes ao dia. Não importa se pela primeira ou pela centésima vez os seus pés tocam a cidade, já que por um motivo ou pelo outro, o desejo de mais algumas horas de estadia no solo carioca instintivamente surgirá. Para quem tem o privilégio e facilidade de estar a mais ou menos uma hora de distância do Rio, nada mais justo do que saborear uma ponte aérea – por que não semanal – para a reconhecida capital brasileira do entretenimento, nem que seja para relembrar uma vez mais os traços arquitetônicos do sempre imponente Cristo Redentor sob o Corcovado, e admirar todo o esplendor de um por do sol da cidade. Se for a sua primeira vez por essas bandas, vale como opção alternativa para uma nova experiência, dispensar o carro, e seguir a bordo do trenzinho que parte de Cosme Velho, num trajeto de 30 minutos, em direção à estátua mais famosa e simbólica do Brasil. E como vislumbrar a paisagem carioca é quase um exercício necessário – e altamente prazeroso – pratique-o como forma de batismo no suingue das asas deltas que partem dos morros de São Conrado, revelando os contornos do mar numa série de cenas que, para sorte dos corajosos, nunca abandona a memória. De helicóptero a partir do Morro da Urca, a panorâmica que se vê é literalmente encantadora.
interna r

É fato, que o Rio de Janeiro continua lindo, mas sempre com capacidade de reinvenção. Se você faz parte da ala dos que acreditam que isto é impossível, fique diante do Red Salon Homem, sim, um salão de belezas feito apenas para eles. Bem diferente de uma atração esperada em um roteiro turístico, o local, fincado no Centro, atrai clientes interessados em renovar o visual enquanto jogam videogame e bebem cerveja. Para um clima sem distinção de sexos, nada se compara à Lapa, onde está além dos famosos Arcos da Lapa, a vida boêmia mais pulsante da cidade. Se tiver a oportunidade se esbalde nas apresentações do grupo DNA do Samba formado por descendentes de nomes renomados do samba como é o caso de André Lara, neto de Dona Ivone Lara e Ronaldo Mattos, filho de Nelson Sargento. Ao som deles, a região que já apreciou a visita de João Gilberto, Vinícius de Moraes, Noel Rosa, Villa Lobos, Portinari e tantos outros, convida a ficar até de madrugada. Para o grupo dos que preferem programas mais light permeados por ares de sofisticação o ideal é o Bar do Copa, inserido no Copacabana Palace na Avenida Atlântica, onde é saboreado à beira da piscina o drink Copa, à base de vodca premium, limoncello e caviar.

Em linha reta, deixando Copacabana para trás, em direção ao Leblon, pratique alguns pecados à mesa do Quadrucci que se destaca na culinária italiana contemporânea, ao servir pratos como o taglioline ao molho de mascarpone e limão siciliano com camarões grelhados. No ambiente agradável do restaurante, que se estende pelas calçadas, o jantar é apreciado enquanto observa-se – naturalmente – o vai-e-vem de celebridades globais. Bem longe das tipicidades cariocas, sentar-se em frente ao mar em uma noite estrelada, pode até parecer brega, mas ainda assim é uma experiência para se invejar. Com pés nas areias de Ipanema, ouvir o som do mar enquanto se admira pessoas desconhecidas se divertindo nos quiosques, crianças brincando de pega-pega ou adultos se esforçando na prática do futevôlei soa quase como um momento poético. No caminho de volta ao aeroporto – de preferência com luz noturna – contemple os brilhos da Favela da Rocinha, que parece quase tocar o céu, numa clara mistura com as estrelas.

Salva-vidas
Hotéis
Golden Tulip Continental, em Copacabana, www.goldentulipcontinental.com
Ceasar Park, Ipanema, www.caesarpark-rio.com
Leblon Flat, Leblon, www.turisbarra.com
Transamérica Flat Barra, Barra da Tijuca, www.transamericaflats.com.br

Passeios
Trem Corcovado – Rua Cosme Velho, 513
Tour de Helicóptero – www.helisight.com.br
Voos de Asa Delta – Superfly Asa-Delta (21) 3322-2286

Para saber mais:
Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro www.turisrio.rj.gov.br
Riotur – Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro www.rio.rj.gov.br/web/riotur


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »