VOCÊ ESTÁ LENDO

Destinos sem barreiras

Destinos sem barreiras

A procura por um destino para a próxima viagem é sempre uma equação de vários elementos, nem sempre fáceis de ser combinados, principalmente, quando nesta conta há o cuidado em encontrar cidades preparadas para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Enquanto as cidades espalhadas pelos cinco continentes investem em adaptações para seus respectivos pontos turísticos, Santos, no Estado de São Paulo, e Barcelona, na Espanha, saem na frente revelando-se destinos atraentes e organizados com parte dos aparelhos e adequações necessárias para turistas portadores de dificuldades motoras. Guiados pelo consultor em turismo adaptado Ricardo Shimosakai viaje por dois universos diferentes, mas igualmente aprazíveis.

DESTINO: Barcelona, Espanha
PERFIL: Barcelona é uma das principais cidades da Espanha, destacando-se em solo europeu por conta de sua arquitetura moderna, centros culturais e pela deliciosa culinária a base de tortillas e paella. “Barcelona melhorou imensamente após sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, e atualmente é uma referência em acessibilidade.”

De Madrid para Barcelona
“Fui de Madri a Barcelona em um trem acessível, mas os aeroportos espanhóis possuem um serviço chamado Sin Barreras, que oferece a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.”

Tour em Barcelona
A bordo do Barcelona Bus Turistic – um ônibus turístico de dois andares com a parte superior é possível fazer um tour pela cidade. “O ônibus é acessível por meio de rampas automáticas, mas não há acesso ao andar superior.”

Barceloneta a Maré Magnum
No distrito de Barceloneta há praias propícias para pessoas com mobilidade reduzida. A região é bastante marítima, concentrando o Port Vell e Port Olimpic, além do “Maré Magnum, um Shopping Center muito bom para se comer.”

Catedral da Sagrada Família
A Catedral da Sagrada Família foi erguida pelo arquiteto catalão Antonio Gaudí, no século XIX. “Imperdível, mas com limitações de acesso às torres.”

Barcelona Futebol Clube
Barcelona Futebol Clube é o principal time da cidade. A equipe já contou com craques brasileiros como Romário, Rivaldo e Ronaldo Gaúcho. “Há um museu e um shopping dedicados ao clube.”

Arredores de La Rambla
La Rambla é ponto obrigatório da cidade, a passarela reúne diversos pontos comerciais, além de ambiente acolhedor. Dali, ainda há o Museu de Cera e o Mercado de La Boqueria, “um ótimo local para experimentar comidas locais.”

Parc Güell a Montjuic
Desenhado por Gaudí, o Parc Guell acolhe um extenso jardim, repleto de figuras cobertas de mosaicos. “O acesso é dificultado por uma grande ladeira, mas isso não é motivo para deixar de conhecer esse exótico atrativo.”

 

DESTINO: Santos, São Paulo
PERFIL: Santos é uma cidade litorânea da Costa da Mata Atlântica, a 72 quilômetros de São Paulo. A região, uma das mais antigas do Brasil, tem grande importância por acolher o maior porto da América Latina. “Santos possui muitas áreas planas, e todo o calçadão da orla é regular, o que facilita a circulação, bem como, ônibus que são acessíveis e estão pela cidade em grande quantidade.”

Passeio de Bonde
Responsável pelo transporte da cidade no século XX, o bondinho está de volta à realidade santista, em passeios pelo Centro Histórico, em horários determinados. “Os bondes têm rampa e local para acomodar a cadeira de rodas.”

Laje de Santos
Santos também pode ser radical. “A Laje de Santos é um tradicional ponto de mergulho, onde é possível praticar o mergulho adaptado. Na cidade vizinha de São Vicente se pode praticar o parapente.”

Mergulho
Santos possui o Programa Praia Acessível que disponibiliza, durante os finais de semana, cadeiras anfíbias adaptadas para passeios na areia e na água.

Passeio na Orla
A cidade abriga em sua orla um dos mais belos jardins da Costa da Mata Atlântica, além de esculturas, quiosques e chafarizes. “Entre os canais de toda orla foram construídas passarelas e banheiros públicos.”

Perfil de Ricardo Shimosakai
Ricardo Shimosakai é Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities e atua desde 2004 no segmento de Turismo Acessível. Atualmente é diretor da agência Turismo Adaptado [turismoadaptado.wordpress.com], focada em viagens inclusiva para o Brasil e exterior, e consultor em acessibilidade e inclusão. É também Membro do Centro de Vida Independente Araci Nallin, Brazilian Adventure Society, SATH (Society for Accessible Travel and Hospitality) e ENAT (European Network for Accessible Tourism).


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »