Debaixo do cajueiro…

Fica fácil escrever sobre locais que têm uma arquitetura natural privilegiada. Se apaixonar por eles então, é a mais doce das tarefas. Um exemplo disto é Parnamirim, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte. Por aqui, a conquista começa diretamente pelo coração, que palpita repleto de adrenalina em frente ao Cajueiro de Pirangi, o maior cajueiro do mundo. Localizado em Pirangi, a árvore ocupa uma imensidão de 8500 metros quadrados. Parte do Guiness Book, desde 1994, o cajueiro também se tornou a maior estrela do turismo regional, afinal de contas, não há como guardar segredo – ou não se orgulhar – de possuir uma espécie que tem 70 vezes o tamanho normal. Pesquisada e analisada algumas milhares de vezes, a árvore, que se sofre de uma anomalia botânica, se diferencia por agregar dezenas de galhos que brotam de um único tronco com raízes fincadas a mais de dois metros de profundidade. Contudo, a pequena floresta não deve sua glória somente às proporções que saltam aos olhos, mas também à safra de cajus que, entre os meses de novembro e janeiro, resulta em aproximadamente 80 mil frutos. Para quem nunca provou a doçura do caju, não há motivos para perder esta grande chance. E, aliás, aproveitando o clima gastronômico, o Estado potiguar é bastante rico e reluz como um oásis de combinações inesperadas, como as que incluem feijão verde com manteiga do sertão, arroz da terra, purê de jerimum, farofa e carne de sol.

Na esfera natural, Parnamirim revela outros importantes componentes, já que, ainda neste entorno, uma das melhores escolhas é um passeio de barco que leva os turistas às piscinas naturais de azul intenso da praia de Pirangi do Norte. O local, acessível pela Rota do Sol, se beneficia da limpeza para convidar os viajantes para um mergulho capaz de revelar toda a vida marinha. Para um tipo de proposta um pouco diferente, outra sugestão é a praia Cotovelo que se distingue pela beleza que domina toda sua extensão, e também pela presença das falésias que tornam o ambiente mais colorido, e cercado de paredões de rocha. Com a bússola indicando o lado sul do Estado, o território de Parnamirim leva o viajante para a descoberta do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), também chamado de Barreira do Inferno, e popularizado em virtude de ter sido a primeira base de aérea de foguetes da América do Sul. Além de abranger um trecho litorâneo de 36 quilômetros quadrados, o Centro de Lançamento também agrega um museu aeroespacial focado em apresentar o tema e ainda conta com a estrutura para lançamentos de foguetes de pequeno porte. Sem deixar que a vibração se perca, aproveite para desbravar o Planetário de Parnamirim, que, sem nenhuma dúvida, se estabelece como uma janela para as estrelas, permitindo que você tenha uma das mais sublimes experiências, ao contemplar a projeção virtual dos fenômenos do universo. E quando de um lado se tem o mar, e de outro, as estrelas, não há como duvidar que você tem uma grande viagem pela frente.

Serviço
O Planetário apresenta sessões para escolas públicas ou particulares de terça a sexta-feira, às
8h30, 10h, 14h30 e 16h. Para os visitantes, o espaço é aberto nos sábados às 15h30 e 17h.

Comunidade de Pium
Localizada próxima à praia de Pirangi, está comunidade de Pium que merece a visita de turistas interessados em aprender sobre a cultura da região. Não por acaso, o Sebrae-RN em parceria com a Prefeitura de Parnamirim desenvolveu o projeto Caminhos de Pium que reserva um roteiro que mescla a história e a gastronomia de Pium, e os cenários que levam às praias do litoral sul.

Para saber mais:
Parnamirim parnamirim.rn.gov.br

Foto: Thiago TH


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »