Aruba: Uma Ilha Feliz

A cada ano, os moradores de Aruba pintam as suas casas de cor diferente. Os muros de todas elas são bem baixos e muitas se valem de cactos altos para fazerem cerca viva por toda a extensão do terreno. Os cactos, aliás, são uma planta bastante comum na ilha, além das árvores de raízes retorcidas, as Divi-Divi. Na Ilha da Felicidade todas as placas dos carros levam a frase One happy Island, que fica logo acima dos números oficiais dos veículos. As placas também recebem cor diferente, a cada ano. Neste, é vermelho e branco. E a frase faz jus ao que se nota por aqui. Realmente, os arubanos parecem muito felizes e entre os motivos estão o grau altíssimo de qualidade de vida e o nível de educação, além claro, de todos terem casa para morar, atendimento de saúde quanto precisam e por aí vai. Os arubanos falam quatro idiomas desde muito cedo: inglês, holandês, espanhol e a língua nativa, o papiamento. As escolas públicas permitem uma educação de primeiro mundo. Como a ilha pertence a Holanda, tem-se ainda a oportunidade de fazer a universidade naquele Pais, com tudo pago pelo governo. Quem preferir, faz a universidade na própria ilha. Em Aruba, não importa se você e filho de um político ou filho de um simples operário, a escola e para todos. Ah, e as aulas de natação também são obrigatórias para a garotada. E se as escolas particulares existem em Aruba, são como mais uma opção para os pais e não como falta dela.

Palm Island, Baby Beach e muito sol!
Se a educação é um exemplo a ser seguido, espere até conhecer a qualidade dos serviços oferecidos. Em Aruba tudo funciona e de maneira tranquila, sem estresse. A ilha mais feliz do Caribe vive basicamente do turismo, com uma população de 110 mil pessoas e tem 30 quilômetros de cumprimento. Uma grande miscigenação, formada por mais de 60 nacionalidades diferentes torna difícil saber quem nasceu em Aruba. O entretenimento é obviamente o ponto alto na ilha e todos os dias há muito com o que se divertir. A começar pelas praias. Inacreditável e o tom das águas. Elas são verdes transparentes, azuis variáveis e nas piscinas naturais, onde se e possível fazer mergulho, os peixes são gigantes e azuis, e ainda tem os prateados,os brancos, os amarelos riscados de preto… Eles existem de todas as cores. Em Palm Island (na região de Oranjestad), eles nadam com você, vem bem perto mesmo e aí tem-se a visão do paraíso! O ingresso para ficar o dia todo nesta praia com all inclusive sai por US$ 89 para adultos e US$ 79 para crianças. Vale a pena! As atividades são variadas. Além do mergulho com os peixes, com direito a instrutor, há aulas de salsa, banho no parque aquático, caminhadas pela areia… Já, em Baby Beach (na região de St. Nicolas), não se paga para entrar na praia e pode-se ficar em quiosques super-confortáveis. Mas é preciso chegar cedo porque a disputa é grande, principalmente no período das férias. A segurança na ilha é tão grande que pode-se deixar tudo (máquina fotográfica, bolsa, chinelos, toalhas…) na areia enquanto se banha nas águas do mar. Eu sei que a gente acha estranho viver assim com tanto desprendimento, mas na ilha, a segurança é quase surreal.

Menus para todos
A maioria dos resorts cinco estrelas de aruba fica em Palm Beach, na capital Oranjestad. Westin, Riu, Holliday Inn, Occidental Gran Aruba, Hyatt, Playa Bonita, Marriott e mais na regiao central, o fantástico Renassaince que tem uma ilha particular, ou o mais afastado, o Terra do Sol. Na região de Palm Beach estão também os maiores points da noite, com restaurantes, bares, danceterias, cafés e outros. O Sr. Frogs, o Aromi D’Italia, o Texas do Brasil, o Moomba Beach e ainda mais adiante, o Screaming Eagle, o Papiamento, o Cuban Cooking sao excelentes opcões. E não importa a sua preferência, ha sempre um restaurante em Aruba capaz de satisfazer as suas vontades ou fazer você conhecer novos pratos e novos sabores. Para dançar, degustar um bom vinho ou provar um peixe espetacular, Aruba tem dezenas de opções e a alegria das pessoas é realmente contagiante. A salsa, o merengue e até o samba tocam na maioria dos lugares e os brasileiros se sentem em casa. Mas a musica eletrônica embalada por mixagens de DJs internacionais também são o forte da moçada e está por toda a parte. Quando se sai à noite na ilha, você encontra gente de tudo quanto é lugar do mundo. Loiros, negros, mulatos, orientais… Na Ilha existe uma mistura linda de se ver quando se sai às ruas e felizmente quando se vai às baladas é possível conhecer muita gente legal. Visitar o lendário e famoso Senor Frog’s, por exemplo, é uma festa. A comida mexicana é maravilhosa e a boate super animada.

Esportes aquáticos e aventuras de jipe
Todas as cidades de Aruba (Oranjestad, San Nicolas, Svaneta, Santa Cruz, Paradera…) tem características diferentes, mas os esportes aquáticos estão por toda parte. A vantagem de se conhecer a ilha com o agente de viagem, é que ele vai organizar a sua agenda de maneira que otimize o seu tempo para conhecer os passeios mais incríveis. Entre eles, o Barco Mi Dushi vale ser destacado. Saindo do Píer de Palm Beach tem-se a oportunidade de praticar snorkeling e conhecer, por exemplo, os restos de um navio afundado no mar e ainda nadar com cardumes inteiros de peixes brancos, azuis… Mal se pode acreditar em tanta beleza. Andar de escuna, Jet ski, iate… São outras opções para os amantes das águas. Já para os apaixonados por terra firme, a pedida obrigatória é o parque Arikok e uma combinação perfeita da natureza que o Governo de Aruba fez questão de preservar e abrir ao publico com infra-estrutura adequada, desde o ano de 2000. O complexo de quase 8 mil acres oferece uma visão espetacular de uma vegetação árida e semi-árida, onde os cactos e as divi-divi são as estrelas do lugar, disputando com praias paradisíacas que surgem por entre pontes naturais e rochedos gigantes, além de cavernas. Algumas áreas com rochedos e rochas menores tornaram-se ponto para os pedidos a Deus. Alguns animais, como cobras, lagartos, morcegos e muitos pássaros habitam o Arikok, na região de Santa Cruz. No parque, também pode-se tomar café da manhã em seu restaurante que oferece menu delicioso com pasteis, bolinhos e sucos. Para se chegar até o parque, o ideal é seguir de Jipe e os guias explicam tudo pelo caminho. O Arikok, uma espécie de deserto, desperta certa semelhança com as regiões do sertão nordestino e a beleza é tanta e suas formações geológicas tão surpreendentes que este pode ser considerado um dos cinco melhores passeios da Ilha. Viaje e desfrute deste paraíso no Caribe e não se esqueça do protetor solar porque na ilha, as temperaturas estão sempre na casa dos 30 graus.

Para saber mais:
www.aruba.com.br


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »