VOCÊ ESTÁ LENDO

Ministro do Turismo participa de abertura de consu...

Ministro do Turismo participa de abertura de consulta pública para concessão de parques nacionais

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participou nesta quarta-feira (27.05) da cerimônia de abertura da consulta pública para parques nacionais. A concessão será para as Florestas Nacionais de Canela e São Francisco de Paula, localizadas no Rio Grande do Sul.

As duas unidades fazem parte de um amplo projeto do governo federal para a atração de investimentos que impulsionará os principais destinos e atrativos do país. A expectativa é de que, com esta ação, haja um incremento de 30% no número de visitantes nos locais. O crescimento da ocupação hoteleira anual será, em média, de 60%.

Em sua fala, Álvaro Antônio, destacou a necessidade de haver as concessões, principalmente no setor turístico. “As concessões são fundamentais para o Brasil. Enquanto que nos EUA, os parques recebem cerca de 300 milhões de turistas todos os anos, aqui esse número chega a 10 milhões. Estamos trabalhando para buscar a infraestrutura em torno dos parques e para potencializar esse número. Esse processo vai ser fundamental para a nossa retomada”, ressaltou.

Duração da consulta pública dos parques nacionais

A consulta pública deve ser finalizada em julho e o edital para a concessão dos parques nacionais deve ser publicado ainda em dezembro deste ano. A proposta é que os concessionários invistam recursos, já nos primeiros meses, em edificações existentes e na construção de unidades de hospedagens nos locais. Todo o processo está obedecendo aos princípios da proteção e desenvolvimento das unidades de conservação, transparência e uma gestão menos complexa.

Em outubro de 2019, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, enviou uma equipe técnica do Ministério do Turismo para potencializar o turismo na região. O objetivo era realizar um diagnóstico e definir medidas a serem trabalhadas no entorno das florestas nacionais em prol do aprimoramento do setor. Além da visita, os técnicos realizaram reuniões de diagnóstico turístico com interlocutores estratégicos e empresários dos municípios.

ministro-do-turismo-participa-de-abertura-de-consulta-publica-para-concessao-de-parques-nacionais


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »