Vida de Conde

No mapa brasileiro são muitas as regiões donas dos chamados pequenos paraísos. De norte a sul, não faltam bons lugares para se desejar ficar de férias para sempre. Mas em busca de novas alternativas para vida boa, localize no seu GPS o nordeste brasileiro, mais precisamente 20 km ao sul da capital paraibana João Pessoa, e então, você desembocará em Conde, pequeno município de pouco mais de 20 mil habitantes. Com nome inspirado no Conde Maurício de Nassau a área transborda motivos para desejá-la, ao oferecer o metro quadrado rico em praias selvagens, ladeadas de falésias, arrecifes e fontes naturais.

Se apenas com essa breve descrição, a região já se torna inspiradora, experimente então imaginar teus pés tocando as águas de um paraíso seguido de outro, a começar pelas areias de Coqueirinho. Querida pelos moradores, e amada por seus novos visitantes, a praia figura entre as belas da cidade, ao oferecer uma paisagem deslumbrante que soma inúmeros coqueiros responsáveis por abraçar um cenário de canyons naturalmente edificados com argilas de diferentes tonalidades. A mata virgem que se mistura aos pequenos bancos de areia é cúmplice de caminhadas relaxantes ou de banho refrescante em um mar de poucas ondas.
interna conde
Trecho da praia de Coqueirinho

Os motivos para desbravar Conde – de preferência com os pés na areia – seguem na direção que leva à Tambaba, famosa tanto por sua beleza, citada no guia internacional Lonely Planet, quanto por ser a primeira praia do nordeste a autorizar o naturismo, em 1989. Para quem não é adepto de jogar-se ao mar sem roupas, vale estender o dia em Jacumã, que se apresenta a partir da Pedra Furada, um local envolto por uma lenda indígena, segundo a qual, o casal que passar pela grande fenda, para sempre viverá apaixonado. Para garantir o casamento, talvez o melhor seja dar duas voltas. A praia que denuncia seu lado mais urbano, ao reunir variedade de restaurantes e hotéis, não deixa de lado cenas bucólicas como a chegada e saída dos pescadores, sob sol paraibano.

Região fronteiriça a Jacumã, separada apenas por um lago de água doce, Carapibus é parada obrigatória para se experimentar tanto do banho doce, quanto do salgado, numa mesma tarde. Em uma de suas piscinas naturais, o pensamento vai longe, inspirado por uma paisagem que te faz sentir estar em uma praia deserta, e por que não exclusiva? Tão bom quanto repousar nestas águas é registrar na mente e em fotos, a aquarela das falésias, o balançar de copas dos coqueiros e os maceiós – pequenas lagoas de água doce nascidas de rios que desembocam no mar -, da praia de Tabatinga. Tomada de ambiente praticamente virgem – o que inclui área natural preservada e pouca infraestrutura turística – a praia é a pura representação da vida que você pediu a Deus. Cabendo a você o prazer de viver.

Para saber mais:
Prefeitura Municipal de Conde
www.condepb.com

Fotos: Marcio Cabral de Moura


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »