VOCÊ ESTÁ LENDO

Vero Beach: um mundo especial para a família

Vero Beach: um mundo especial para a família

Por Saundra Amrhein

A alvorada surgiu há cerca de uma hora – tempo suficiente para o sol pintar matizes lilases no horizonte e começar a refletir-se nas águas do oceano. Mas inúmeros hóspedes já acordaram e foram para a praia, acompanhando a bióloga Rachel Smith em busca de ovos de tartarugas cabeçudas. “A gente só cava com as mãos”, diz Rachel, enquanto vai levantando a areia com os dedos. “Tenho de fazer isso com cuidado para não acabar machucando um ovo acidentalmente.”

No Disney’s Vero Beach Resort, situado à beira-mar na chamada Central Florida (região central da Flórida), à distância de duas horas do sudeste de Orlando, os hóspedes podem oferecer a seus filhos as mesmas atividades infantis existentes nos parques temáticos de Disney – como, por exemplo, caça ao tesouro, jogos na piscina, artes e artesanato, e filmes à noite ao ar livre, diante de uma fogueira. E é nessa atmosfera de descontração que crianças e adultos também podem desfrutar programas que dão ênfase especial às aventuras e à conservação da natureza – estejam eles curtindo férias em família, no intervalo de um cruzeiro ou, sejam eles, casais em busca de um passeio romântico. Durante os meses mais frescos do ano, são realizados passeios de bicicleta num percurso de pouco mais de 16 km pelo Pelican Island National Wildlife Refuge (Refúgio Nacional da Vida Silvestre de Pelican Island), que fica próximo, passeios de caiaque pelo oceano Atlântico ou pela lagoa Indian River, aulas de mergulho com scuba e aulas de surfe.
vero-beach-gallery09
Clima de tranquilidade no entorno do Disney´s Vero Beach Resort

Mas, na verdade, as tartarugas são particularmente populares. O resort fica logo a sul do Archie Carr National Wildlife Refuge e divide um trecho de praia que compõe entre um quarto e um terço da área do país, onde todas as tartarugas cabeçudas e todas as tartarugas verdes fazem as suas ninhadas, e área importante para as tartarugas-de-couro botarem. Essas três espécies de tartarugas marinhas estão entre as sete que se encontram ameaçadas ou em risco de extinção.

Numa manhã, cerca de seis hóspedes se aproximam lentamente de Rachel enquanto ela vai cavando a areia cuidadosamente com os dedos. “Como você sabe onde deve cavar?”, pergunta Melinda Battani, de Fort Lauderdale, que observa a cena ao lado da filha, do filho e da nora. Rachel faz parte da equipe de conservação do parque Animal Kingdom do Disney World. No período de março a outubro, como parte da pesquisa estadual Statewide Nesting Beach Survey, supervisionada pela Florida Fish and Wildlife Conservation Commission, os biólogos da equipe se revezam para procurar ninhadas de tartarugas durante a manhã. Tão logo encontra rastros de tartarugas e a possibilidade de existência de uma ninhada, Rachel leva os hóspedes até lá. Depois, ela precisa adivinhar e confirmar a localização dos ovos – geralmente, bem no centro, entre as bordas de areia que mostram as marcas deixadas pelo imenso corpo da tartaruga-mãe. “Achei!”, diz a bióloga, depois de cavar cuidadosamente durante alguns minutos. Após deixar que os hóspedes do resort examinem os ovinhos, Rachel cobre o buraco e pede a um jovem hóspede que a ajude a colocar estacas no local para marcar e proteger – possivelmente – até 100 ovos de tartarugas na areia!

Durante junho e julho, os hóspedes também podem comprar ingressos para participar de passeios realizados à noite, nos quais os biólogos, usando óculos especiais de visão noturna, os levam para observar as tartarugas cabeçudas que chegam à praia e põem ovos. Depois de passeios matinais e do café da manhã, cerca de uma dúzia de pessoas de diversas famílias se reúnem no saguão, envoltas em óleo de bronzear e levando garrafas d’água, prontas para um passeio de caiaque pela lagoa Indian River. Barbie Martz, naturalista do resort, leva o pessoal em uma grande van branca por mais de 40 km, no rumo sul, até um parque, onde dois guias do Adventure Kayaking os equipam com coletes salva-vidas e os ajudam a acomodar-se em caiaques simples ou de dois lugares.
Disney Vero Beach Resort
Reprodução de tartarugas é uma atração a mais no resort

Enquanto os hóspedes deslizam pelas águas calmas, o guia Paul Roske lhes fala sobre as milhares de espécies de plantas e animais, e sobre as centenas de tipos de pássaros que habitam essas águas salobras, comentando também sobre as ameaças que a lagoa sofre devido a repentinas formações de algas e ao fluxo de fertilizantes. “Fiquem de olhos bem abertos. Nunca se sabe o que vocês poderão ver”, diz Paul. Uma brisa ligeira faz ondular a imensidão da água, que brilha ao sol da manhã. O silêncio é quebrado apenas pelo canto das cigarras nos manguezais circundantes e pelo movimento firme dos remos do caiaque abrindo caminho na água. No ar, três pelicanos voam juntos enquanto pode-se avistar garças-brancas-grandes e garças-azuis nos manguezais. Em dado momento, como se fosse combinado, um cardume de robaletes dispara sobre a superfície da água, bem em frente aos caiaqueiros. Mais tarde, retornando de um passeio em que puderam admirar a natureza em uma pequena ilha paradisíaca, alguns dos caiaqueiros têm a oportunidade de ver um peixe-boi subindo à tona para respirar, irrompendo da água com um som ruidoso.

Mais tarde, ao voltar, Joanie Mazurek afirma que a estada no resort foi perfeita para a sua família, proveniente da Pensilvânia, porque ofereceu aventuras ao ar livre que encantaram sua filha Stephanie, de 13 anos de idade, e também jogos e competições que encheram o dia de sua dinâmica filha Alyssa, de 10 anos de idade, que fez o passeio ao lado do pai em um caiaque de dois lugares. “O lugar é ideal porque temos tudo aqui, bem à mão”, diz Joanie. Durante o retorno ao resort na van, os hóspedes fizeram planos sobre como passar o resto do dia.
spa-00
Com programação completa, resort oferece atrações para todas as idades

Para Mindy Klein, uma professora de Maryland, o resort foi uma excelente escolha para passar as férias anuais com a família. Geralmente, eles vão ao Disney World, mas, desta vez, seria um pouco mais difícil ir àqueles parques porque ela tem um bebê de 4 meses e uma filha de 2 anos de idade. Ficando no resort, seu marido e seus filhos podem relaxar junto aos pais dela enquanto ela sai, por exemplo, para um passeio de caiaque ao lado do irmão, Chris Glass, e da namorada dele, que já haviam feito a excursão noturna para observação das tartarugas – experiência que Chris disse ter achado “simplesmente fantástica!”.Sobre a próxima atividade prevista para o dia, Mindy diz ao irmão, um arquiteto que veio da Inglaterra especialmente para passar as férias com a família: “O spa tem uma cadeira de massagem. Acho que vou curtir isso!”. Ele responde: “Eu vou preferir tomar drinques no salão Green.”
Se você pretende ir…

O Vero Beach Disney Resort fica em Central Florida, no Oceano Atlântico, a cerca de duas horas de distância a sudoeste de Orlando. O resort oferece aventuras junto à natureza, um mundo de atividades para crianças, além de spa e restaurantes à beira-mar. As acomodações vão de cottages praianos com varandas dando de frente para o mar e cozinha completa, com capacidade para até 12 pessoas, a vivendas de luxo com cozinha e a estúdios com quitinete e vista para o oceano ou para o jardim.

Para saber mais:
www.disneybeachresorts.com
www.visitflorida.com/pt.html


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »