VOCÊ ESTÁ LENDO

Roteiro quente: tequila, tequila, tequila

Roteiro quente: tequila, tequila, tequila

Aparentemente inocente, ela é quente. Do começo ao fim, ao passo em que o líquido transparente toma conta do corpo, vai traçando rotas de calor apreciadas por alguns instantes de tempo. Feita para aqueles que não temem levar o paladar a outros níveis alcoólicos, a bebida à base de agave-azul, acompanhada de sal e limão, transforma-se num verdadeiro furacão, chamado tequila. Pelos arredores do Estado de Jalisco, no México, além de goles sedutores, prepare-se para uma rota formada por oito municípios que leva você a uma espécie de caça ao tesouro, já que além de variadas descobertas – de paisagens a povoados charmosos –, o fim do trecho revela as fronteiras da cidade de Tequila, que além do sol forte, guarda diversas fábricas da mais autêntica tequila mexicana.

Etzatlán
Entre os componentes turísticos locais da pequena Etzatlán, estão a Fazenda Santa Clara e a produção artesanal de huaraches, que consistem em sandálias e sapatos feitos com couro.

San Juanito de Escobedo
Cercado por lagos, este tímido povoado mexicano coloca em destaque sua arquitetura e criação de tapetes de borracha. Você pode visitar as ruínas da Hacienda Santa Fé, que no século 17 foi uma das mais importantes da região.

Ahualulco de Mercado
Ao passar por esta região, a série de formações vulcânicas são o que mais agradam aos olhos, entre elas, as Piedras Bola, que teriam se formado há mais de 40 milhões de anos.
planta
Plantação de agave, a base da tequila

Teuchitlán
A fama local se faz com o mais típico dos pratos: ancas de rana. Sim, são pernas de rã servidas fritas ou ensopadas. Outros atrativos locais são a Parroquia Del Señor de la Ascensión, construída no meio do século 19, e a biodiversidade que cerca a represa Vega.

Arenal
A região de Arenal tem papel importante na produção de agave, além de ser o cenário para bosques e para a estância termal Las Tinajas.

Amatitán
O principal ponto turístico daqui é certamente a Hacienda San José Del Refúgio, onde é produzida a bebida da marca Tequila Herradura. Outro ponto alto desta rota é a arquitetura do Templo de la Inmaculada Concepción, que data de 1767.
ABRE por fakelvis
Tequila, sal e limão formam drink mais famoso

Tequila
O povoado tem como estrela maior a mais famosa tequila. Quem visita a região tem a chance de conhecer o processo milenar de fabricação da bebida, bem como, passear pelo Museo Nacional Del Tequila, voltado à história do líquido, e pelo Mundo Cuervo, onde está a mais antiga destilaria, a La Rojeña. Na região também é possível admirar os campos da agave-azul.

Magdalena
A tequila aqui perde toda sua popularidade para as pedras opalas. A região de Magdalena é a segunda maior reserva da pedra, e no passado contou com minas de ouro. O conjunto arquitetônico de estilo barroco também é marcante.

Passeios

Tequila Express – passeio de trem a partir de Guadalajara em direção à Amatitán
www.tequilaexpress.com.mx

Tequila Adventure – serviço de guia e transporte pelas regiões produtoras
www.tequiladventure.com

Destiladora Rubio – opção de destilaria e passeios de ecoturismo
www.destiladorarubio.com

La Confradía – prove diferentes experiências desde a colheita da agave até o primeiro gole
www.tequilacofradia.com.mx


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »