VOCÊ ESTÁ LENDO

Recife: carnaval com bolo de rolo

Recife: carnaval com bolo de rolo

Depois que você experimenta o carnaval recifense, tudo muda. A vibração que domina as ruas da capital pernambucana é contagiante, e até mesmo, os mais tímidos, quando percebem, estão pulando e cantando com todo fôlego alguns hinos da festa, caso de Voltei Recife, de Luis Bandeira, entoada por Alceu Valença. Pode se dizer que o carnaval é o responsável por mostrar ao mundo a face divertida de Pernambuco, atraindo turistas de diferentes países que chegam aqui para se fantasiar, pular ao som dos trios elétricos e se encantar com o emblemático Galo da Madrugada.
bolo
Bolo de rolo à base de goiabada segue como uma das delícias de Recife

Contudo, se o seu desembarque está marcado para antes ou depois do calendário carnavalesco saiba que Recife tem os seus segredos conquistadores, como, por exemplo, o saboroso bolo de rolo, uma iguaria regional feita à base de farinha de trigo e ovos e recheado com goiabada derretida. O produto é vendido desde o aeroporto até as menores lojas da cidade. Em seu cenário histórico, a cidade guarda alguns bons motivos para você não largar a câmera fotográfica em nenhum instante, posto que no Recife Antigo, onde está fincado o polo do Marco Zero, o turista pode apreciar o painel A Rosa-dos-ventos, da Praça do Marco Zero, ou admirar no lado oposto, as figuras gigantes do Parque de Esculturas Francisco Brennand.
gonzaga
Escultura de Luiz Gonzaga integra Circuito Poesia

Outra sugestão para lá de atraente é percorrer o Circuito Poesia que é constituído por 12 estátuas em tamanho natural de expoentes brasileiros que se destacaram na música e na literatura, caso de Luiz Gonzaga, cuja escultura está na Praça Visconde de Mauá, e de João Cabral de Melo Neto, que é lembrado na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista. Ainda pelo centro, note o chão de paralelepípedos sob os pés, e no entorno repare na série de casarões que lado a lado remontam a arquitetura colonial e eclética, deforma que na Praça da República, os olhos se encontram com os centenários Teatro de Santa Isabel (1850) e o Palácio do Campo das Princesas (1841). Na capital pernambucana também proliferam mercados – são mais de 20 – e entre os mais famosos está o Mercado de São José, aberto ao público desde 1875, o que faz dele o mais antigo do Brasil, um lugar para encontrar produtos frescos e regionais. Contudo, apesar da história e dos sabores recifenses, não há como estar no nordeste e não pensar em praia, certo? Por aqui, a mais famosa é Praia de Boa Viagem, um lugar ideal para curtir uma caminhada ou para desfrutar de água de coco enquanto admira o mar ir e vir.

Raio-X
Estado: Pernambuco
Capital: Recife
Vegetação: mata atlântica
Temperatura média: 26°
População: 1,5 milhão

Para saber mais:
Secretaria Turismo Recife www.recife.pe.gov.br/pr/secturismo
Prefeitura do Recife www.recife.pe.gov.br


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

comentários

INSTAGRAM
SiGA A GENTE
Translate »
>