VOCÊ ESTÁ LENDO

Mozart, Bach e Wagner

Mozart, Bach e Wagner

Suavidade para expressar a dor em acordes. Em pouco mais de duas horas de duração, a intensidade dos movimentos das mãos que tocam violinos ou das bocas que sopram flautas entra em sintonia com um conjunto de vozes, para culminar no arrepio da pele. As ondas imaginárias criadas pelo som conduzem o pensamento à angústia e, logo depois, à leveza. Assim, pode ser descrito o primeiro contato com A Paixão Segundo São Mateus, música escrita por Johann Sebastian Bach, em 1729, que tornou o criador um expoente da música clássica, e a criação uma das obras-primas de todos os tempos. A composição desenvolvida por Bach teve sua estreia naquele ano, durante a sexta-feira da paixão celebrada na Igreja de São Tomás, em Leipzig, cidade alemã que encontrou seu lugar na história como um dos principais berços de melodias clássicas.
Leipzig Opera House
Leipzig Opera House

Hoje, quase três séculos após um dos mais celebrados momentos do compositor alemão, a pequena cidade ainda respira música clássica em todos os seus arredores. É comum ao cotidiano de seus moradores comparecer às apresentações que integram a programação da Leipzig Opera House, que tem a tradição de receber espetáculos de ópera e balé desde 1693. A excelência deste centro cultural de medidas e beleza imponentes fez com que em duas ocasiões distintas recebesse o prêmio de Casa de Ópera da Europa do Ano. Desenhado em moldes suaves da arquitetura moderna, o Gewandhaus reflete o dinamismo musical nato de Leipzig ao contar com mais de 600 apresentações anuais, entre elas, as da Orquestra Gewandhaus fundada durante o século 18, na mesma época em que foi erguida a primeira versão arquitetônica deste teatro. Em 1835, assumiu a frente da sinfônica o compositor Felix Mendelssohn, que se tornaria uma lenda para esta cidade. Artista talentoso, o maestro natural de Hamburgo criou, em 1826, aos 17 anos, a obra Sonho de uma Noite de Verão, da qual faz parte a música Wedding March, a famosa marcha nupcial que introduz as noivas ao casamento há séculos.
Gewandhaus
Gewandhaus

Para manter viva a contribuição que Mendelssonh legou à música, a casa onde o compositor viveu foi transformada no museu Medelssohn Haus, único voltado ao expoente da canção clássica. O acervo está repleto de móveis, objetos, obras e itens pessoais usados pelo maestro até o ano de sua morte em 1847. Não muito distante, Bach é lembrado na Igreja de São Tomás, onde foi diretor musical e lugar em que estaria enterrado. Naturalmente, a igreja serviu de palco para a apresentação de diversas de suas composições em um período dedicado a produção de peças sacras. Como uma espécie de memorial para celebrar o aniversário de 200 anos do compositor nascido em Eisenach, em 1685, Leipzig fundou o modesto Bach Museum que, apesar da simplicidade, permite ouvir algumas obras, ver partituras e contemplar um conjunto de instrumentos musicais.

Cenário para os estudos de Robert Schumann e para muitos trabalhos de Wolfgang Amadeus Mozart, Leipzig é a terra mãe de Richard Wagner nascido em 1813 para revolucionar a música, ao ser identificado como um mestre das óperas. Criador efervescente, Wagner entrou para a história da música clássica ao estruturar a vibrante e tempestuosa Cavalgada das Valquírias, bem como, a empolgante Lohengrin. No entanto, uma de suas mais memoráveis criações é Tristão e Isolda, baseada em uma história real da traição encenada entre Wagner e a esposa do maestro Otto Wesendonck. No contato com a Orquestra Gewandhaus, o músico aprendeu com seus componentes sobre a grandiosidade de Ludwig van Beethoven, e antes de completar a maioridade já admirava a orquestra, interpretando algumas das sinfonias que havia escrito. Antes de pensar em deixar a cidade, passe pela Old Town Hall, – espécie de castelo renascentista erguido no século 16 e atual museu da cidade – que no passado foi cúmplice da assinatura do contrato entre Bach e a Igreja de São Tomás.

Para saber mais:
www.visitealemanha.com

Fotos: Maciej Biłas, Jamie Barras e MR


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »