VOCÊ ESTÁ LENDO

Itália: la bella principessa

Itália: la bella principessa

Escolhido como um dos destinos de maior interesse por grande parte dos turistas do mundo, a Itália é a princesinha da Europa, ao servir seus visitantes com uma vida cultural diversificada, uma vez que é casa para as obras de expoentes da arte, entre eles, Leonardo da Vinci, Donatello e Michelangelo, além de ser a criadora de sabores gastronômicos que são celebrados nos quatro cantos do mundo. Em uma área com pouco mais de 300 mil quilômetros quadrados, o país acolhe 20 regiões principais – Friulli Venezia Giulia, Piemonte, Toscana, Marche, Basilicata, Veneto, Emilia Romagna, Abruzzo, Campania, Sicilia, Trentino Alto Adige, Liguria, Umbria, Lazio, Calabria, Val d´Aosta, Lombardia, Molise, Sardenha e Puglia – cada uma delas formada por cidades de grande fama internacional, entre elas, Roma, capital do país e também a dona de maior número populacional, com aproximadamente de 2,7 milhões de pessoas. Com base religiosa fundamentada pelo catolicismo, a Itália está sempre associada ao Vaticano e aos eventos celebrados pelo Papa, mas além desta face, também é guardiã de pontos turísticos notáveis como inclinada Torre de Pisa e o histórico Coliseu.

PIEMONTE
REGIÕES: Novavara, Vercelli, Alessandria, Asti, Cuneo, Biella e Verbania, de forma que Turim é a capital regional.
A região de Piemonte é atravessada pelo rio Po, e brilha como estrela principal a capital Turim, onde existem vestígios de uma história artística privilegiada, vislumbrada na forma da Abadia de Vezzolano e na Abadia de Staffarda. Nesta área, o que também emerge aos olhos são os exemplares deixados pelos períodos Barroco e Iluminismo, o que reflete construções de grandes proporções permeadas pelo rebuscamento de seus adornos. Em Savoia, permita-se conhecer o Museu Egípcio, considerado o segundo mais importante depois do que reside no Cairo, e a Armeria e a Biblioteca Real. Na capital de Piemonte, encontra-se ainda o Santo Sudário, que consistiria no tecido no qual foi envolto o corpo de Jesus Cristo. Outro ponto histórico é a igreja Sacra di San Michele, que inspirou a obra O Nome da Rosa, de Umberto Eco.

LOMBARDIA
REGIÕES: Bergamo, Cremona, Varese, Brescia, Como, Sondrio, Mantova e Pavia, enquanto Milão é a capital regional.
Uma das cidades de face mais moderna e tecnológica de toda Itália, Milão é sempre lembrada ao redor do mundo por conta da presença de grandes grifes de moda espalhadas por suas ruas, entre elas, a Via Montenapoleone, endereço da Armani, Gucci, Miss Sixty, entre outras. Em sua esfera cultural reside como estrela maior, a Catedral Duomo, a mais importante do período gótico, sem que se possa esquecer o Teatro alla Scala e a Basílica de Santo Ambrosio. Nas demais cidades há que se conhecer o Museu Stradivariano, em Cremona, com sua coleção irretocável de violinos, e o Museu Romano, de Brescia.

VENETO
REGIÕES: além da capital Veneza, formam a região as cidades de Vicenza, Rovigo, Treviso, Verona, Pádua e Belluno.
Entre as cidades que compõem Veneto, nenhuma tem fama semelhante à de Veneza, que se popularizou entre os canais apaixonados que buscavam o destino para celebrar seu amor em passeios de gôndola pelo Grande Canal. Se não pelo lado romântico, a cidade também é lembrada pelo seu carnaval de máscaras e pelo Festival Internacional de Cinema. No caso de Verona, a obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare, encarregou-se de dar à cidade um brilho especial, já que é nesta cidade que a história é ambientada e também o local para onde diversos românticos viajam para conhecer a casa e a estátua de Julieta. Para um roteiro que vá além do tradicional vale incluir o Museu da Casa Travigiana, em Treviso, a Galeria do Concordi , em Rovigo, as ilhas Murano, Burano e Torcello.

LIGURIA
REGIÕES: Imperia, Savona, La Spezia e a capital regional Genova
A visita a esta região marítima permite conhecer as ruínas da história romana, por meio de resquícios de edificações que indicam torres, muralhas e castelos. Berço do nascimento do navegador Cristóvão Colombo, a Ligúria tem um aspecto agradável de balneário, cercado por uma infinidade de prédios coloridos. Visite também Dolceacqua, Balrado e Portofino.

EMILIA ROMAGNA
REGIÕES: a capital regional é Bologna, e as outras cidades desta área são Ferrara, Parma, Forlì, Regio Emilia, Rimini, Piacenza, Modena e Ravenna.
Quem procura por sol e diversão acaba por desembocar em Bolonha, onde o mais comum é aproveitar a paisagem que se forma do alto da Torre degli Asinelli e da Torre della Garisenda, ou fazer um passeio pela Praça Maggiore. A importância histórica se apresenta no edifício gótico Duomo de San Petronio, cenário para a coroação de Carlo V, em 1530, e o Santuário de Nossa Senhora da Ghiara, em Reggio Emilia. Em Ravenna aprecie o Mausoléu de Galla Placidia, com o túmulo do poeta Dante, o Mausoléu de Teodorico e a basílica de Santo Apollinare. Em Modena conheça o Museu do Renascimento.

TOSCANA
REGIÕES: além de Florença, a Toscana se forma por grandes cidades, entre elas, Lucca, Massa Carrara, Grosseto, Livorno, Pisa, Pistoia, Arezzo e Siena.
A região como um todo reflete o comprometimento da Itália com as artes, uma vez que na Toscana foi iniciado o desenvolvimento do Renascimento, o que permitiu que na capital Florença estejam guardados relíquias da criatividade dos pintores Leonardo da Vinci e Michelangelo Buonarroti. Neste sentido, não dispense conhecer a Galeria Uffizi dona da maior coleção de pinturas mais importantes do mundo, e o Museu da Opera Del Duomo, que guarda Pietá, de Michelangelo. Além da Galeria Palazzo Pitti, que tem em seu acervo peças de Rafael e Ticiano, inclua no roteiro o Museu do Bargello, o Museu Nacional de San Matteo, Museu das Carruagens, Museu dos Trajes, o Museu de Medieval e o Museu da Opera Metropolitana.

LAZIO
REGIÕES: formada por cidades como Viterbo, Rieti, Frosinone e Latina, a região tem como capital regional, a bela Roma.
Como capital do país e de Lazio, Roma reina entre os turistas que visitam a Itália, já que na cidade estão reunidas as melhores opções de entretenimento, além é claro de pontos turísticos celebrados como é o caso do Arco de Constantino e o Coliseu, que ajudam a recontar o nascimento da civilização. Fundada em 754 a.C. pelos irmãos Remo e Rômulo, em Roma estão o Pantheon, a Capela Sistina, o Fórum Romano, a Catedral de São Pedro, a Pinacoteca Capitolina e o Vaticano. Nas galerias romanas estão obras de Rafael, Michelangelo, Caravaggio, Bernini, Bramante e outros. Em Tivoli, é importante visitar a Villa Adriana, a Praça Navona e a inigualável Fontana de Trevi.

TURISMO RELIGIOSO
É impossível pensar em Itália e não pensar nas construções religiosas que estão distribuídas por seu território, com destaque para as cidades de Roma, com a Catedral de São Pedro, Assis, com a Catedral de São Francisco, Padova, cidade da Catedral de Santo Antônio, e San Giovanni Rotondo, onde está o Santuário do Padre Pio. Pelas regiões italianas você pode compor um roteiro religioso que inclua o Mosteiro de Pavia, o Mosteiro de Florença, Basílica de Santa Maria da Saúde, Abadia Vallombrosa, Fonte Avellana, Santuário da Santa Casa, Abadia de Farfa, Abadia de Montecassino, Abadia Della Trinita, Santuário do Monte Sant´angelo e a Abadia de Pomposa.

Raio-X
PAÍS: Itália
MOEDA: Euro
IDIOMA: italiano e dialetos locais
CAPITAL: Roma
CLIMA: mediterrâneo

Para saber mais:
ENIT Agência Nacional Italiana de Turismo www.enit.it


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »