Estrela do mar

Vivendo uma empreitada na qual deseja se desassociar de destino essencialmente visitado por excursões de estudantes e formandos, Porto Seguro, na Bahia, busca a reinvenção de alguns de seus principais pontos turísticos, para que os mais variados públicos encontrem aqui, tranquilidade, beleza e aquela temporada inesquecível. Os investimentos parecem dar resultado, já que para quem chega ao município baiano, dez anos depois da primeira vez, descobre uma região com novas apostas, caso da Praia do Espelho, no litoral sul, recentemente elencada como uma das mais bonitas do Brasil, segundo o prêmio Os Dez Mais do Turismo, realizado pela Brasil Travel News. O nome é bastante direto, já que o mar daqui tem cor clara, além de uma maré sempre tranquila, o que torna o cenário ainda mais atraente, isto sem contar as falésias, as pousadas e os restaurantes que oferecem um cardápio repleto de opções à base de frutos do mar fresquinhos. E, honestamente, saboreá-los à beira da água é sonho realizado. Neste sentido do mapa, dois outros povoados refletem a realeza entre os trechos litorâneos de Porto Seguro: Arraial d´Ajuda e Trancoso. Na primeira parada, o turista é levado a se apaixonar por esta vila de pescadores, ainda com chão dominado por paralelepípedos e areia, onde estão localizadas diversas pequenas lojas de souvenires instaladas em casas originais de arquitetura colonial.
quadrado por GraceOda
Detalhes do Quadrado, a vila mais charmosa de Trancoso

No entorno, a vida tranquila ganha novos contornos numa orla de 16 quilômetros de extensão, facilmente admirada a partir da igreja Nossa Senhora da Ajuda, que foi fundada em 1549 pelos jesuítas. A vista panorâmica é fenomenal, e se misturada às fitas coloridas de Nosso Senhor do Bonfim, é memorável. Na tímida vila, estão pousadas, restaurantes e as famosas baianas, prontas para lhe vender um fabuloso acarajé. A vida simples conquistou estrelas como o piloto Jacques Villeneuve e os atores norte-americanos Robert de Niro e Richard Gere. Dona de uma das festas de final de ano mais celebradas em todo o país, Trancoso oferece experiências mais suntuosas, uma vez que é casa para artistas como Gal Costa e Elba Ramalho, e anualmente atrai artistas dos mais altos quilates, como o badalado Will Smith, interessados em curtir locais como o Quadrado, uma praça que concentra restaurantes charmosos e intimistas, lojas de grife e de artesanato local, além uma igrejinha branca ao fundo, que parece abençoar os trechos de mar que se escondem atrás dela, com destaque para as praias de Taipe e Curuípe. Nos restaurantes à beira mar, saborear o peixe servido na telha acomodado em poltronas almofadadas é costume típico.
indio pataxó por bluevelvetbr
Artesanato indígena reside no topo da lista de preferências dos turistas

Distante daqui, o coração de Porto de Seguro reserva tesouros em diferentes tons, afinal, fundada em 1534 e porta de entrada para as caravelas portuguesas, a cidade possui um Centro Histórico celebrado pela presença de casarões de estilo colonial, além do Marco do Descobrimento, a Igreja de Nossa Senhora da Pena e a Casa de Câmara e Cadeia, atual Museu de Porto Seguro. Pelas ruas de paralelepípedos, as lojinhas de souvenires são maioria, e vendem de camiseta a cachaças, de fitinhas do Bonfim a chapéus, em proporções dantescas. E, geralmente, os viajantes param em todas, até desembocarem na Passarela do Descobrimento, até os anos 90 promovida como Passarela do Álcool, e lugar para tomar o famoso Capeta – bebida à base de aguardente, guaraná e limão – ou uma simples água de coco. Apesar de ser uma Terra abençoada, o outro tesouro daqui se esconde no mar, mais precisamente em Recife de Fora, um parque marinho onde o mergulho revela peixes, moluscos e corais de arrebatar qualquer coração. Na superfície, apenas o azul do mar te espera.

As belas praias de Porto Seguro:
Praia do Mutá
Praia da Ponta Grande
Praia de Taperapuan
Praia do Mundaí
Praia de Itacimirim
Praia do Curuípe
Praia do Cruzeiro
Praia da Ponta do Apaga Fogo
Praia de Araçaípe
Praia dos Pescadores / Delegado
Praia do Mucugê
Praia do Parracho
Praia da Pitinga
Praia da Lagoa Azul
Praia do Taípe
Praia do Rio da Barra
Praia dos Nativos
Praia dos Coqueiros
Praia do Rio Verde
Praia de Itaquena
Praia do Espelho / Curuípe
Praia de Caraíva


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »