VOCÊ ESTÁ LENDO

Dunke!

Dunke!

Em tempos em que o saudoso Exterminador do Futuro, Arnold Schwarzenegger, anda em baixa, até mesmo, entre seus fãs, não seria das informações mais relevantes saber que o ator nasceu próximo de Graz, cidade de nome pequeno, mas com a grandiosidade de ser a segunda maior cidade da Áustria. Contudo, este território vai muito além, já que no passado, a região que serviu de forte contra ataques de povos turcos, também foi endereço para o imperador Francisco 3º. Na atualidade, a cidade austríaca, capital da Estíria, mantém certo charme da Idade Média, posto que concentra diversas edificações traçadas com arquitetura secular, caso da Haus am Luegg, uma construção erguida na praça Hauptplatz, que chama atenção por conta de sua fachada, delineada por uma série de afrescos renascentistas e barrocos. Sim, numa simples caminhada pelas ruas daqui, você se surpreende com a arte que se estabelece em todos os arredores, principalmente, se houver a chance de visitar a Hauptplatz por completo, já que nesta praça de formato triangular contornada por prédios coloridos, é possível apreciar os traços neorrenascentistas da prefeitura, instalada num edifício que data de 1880. Ou, por outro lado, se encantar com a fonte do arquiduque Johann que está fincada no centro da praça, e que destaca quatro esculturas femininas que representam os rios Drau, Mur, Sann e Enns, os mais importantes da Estíria.
HAUPTPLATZ por dugspr  Home for Good edit
Detalhe das esculturas na Hauptplatz

Na face histórica, o turista é levado a locais como o Palais Attems, que foi construído entre 1702 e 1716, por Johann Georg Stengg, seguindo o estilo barroco. Listado como uma das edificações mais bonitas do país, o palácio concentra em seu interior uma escadaria ornamentada com afrescos e cômodos repletos de mínimos detalhes que reafirmam a suntuosidade da sociedade austríaca do século 18. O Grazer Congress é outro palácio que esbanja beleza e requinte, servindo nos dias atuais como centro de eventos para grandes apresentações artísticas. Mais moderno – ele data de 1980 – o Grazer é o endereço para a Stefaniensaal, a maior sala de concertos de Graz. Ainda nesta esfera de pontos de grande valor para o povo austríaco, não esqueça de Landeszeughaus, uma área que nasceu com a responsabilidade de conservar armas para que os cidadãos desta Terra pudessem guerrear contra os turcos. As batalhas acabaram e o lugar formado por quatro andares foi transformado em um dos mais importantes museus de armas do mundo, uma vez que exibe nada menos do que 32 mil itens, entre eles, pistolas, armaduras e canhões.

Pelas ruas de Graz, os olhos certamente não deixarão passar despercebidos quando diante de dois pontos. Primeiro, na praça Franziskanerplatz, está a igreja Franziskanerkirche, que sedimentou seu papel na história ao servir aos minoritas e depois aos franciscanos, contando com uma capela que data de 1320. Após a Segunda Guerra Mundial, a igreja sofreu mudanças estruturais, passando a exibir vitrais modernos. O outro ponto, na rua Hofgasse, é a catedral Dom, desenvolvida entre 1439 e 1464, em homenagem ao imperador Francisco 3º. Sobrevivente de diferentes batalhas, a igreja ostenta o brasão do imperador, além de afrescos góticos e detalhes que remetem ao período barroco. Ainda na mesma rua, naturalmente, a atenção se converterá na direção do Mausoleum, que reside entre os principais pontos de interesse dos turistas que visitam Graz, já que a construção, de Pietro de Pomis e projeto interno de Johann Bernhard Fischer Von Erlach, foi encomendada pelo, na época, imperador Ferdinando 2º. A escolha da localização, próximo à catedral, não foi ao acaso, já que o monarca era praticante do catolicismo. Marcante em todas as suas fronteiras, esta grande austríaca aguarda a sua visita.

Raio-X

País: Áustria
Estado: Estíria
Moeda: Euro
Língua: Alemão
Fuso horário: + 1 hora

Para saber mais:

Visit Áustria www.austria.info


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »