VOCÊ ESTÁ LENDO

Áustria: onde a cultura pulsa forte

Áustria: onde a cultura pulsa forte

Embora fora do circuito popular de destinos escolhidos pelos viajantes, a cidade de Viena, capital da Áustria, elenca uma série de motivos para ocupar uma posição de destaque em sua próxima lista de viagem, principalmente se você busca desenvolver o seu repertório cultural. Aliás, este é o momento para se explorar todos estes arredores, uma vez que 2012 é considerado o ano de Gustav Klimt, pintor que este ano celebraria o seu 150º aniversário. Como forma de homenagear o famoso pintor austríaco, autor do cultuado quadro O Beijo, alguns dos principais museus de Viena realizam mostras retrospectivas com suas mais célebres produções, como é o caso do Museu Leopold. Ao escolher conferir essas exposições, você acaba por desembocar em outro universo, já que o museu está instalado no Bairro dos Museus de Viena – ou MuseumsQuartier Wien – que como o próprio nome sugere está repleto de espaços voltados à diferentes expressões artísticas, com acervos celebrados em todo o mundo, caso, por exemplo, do Museu de Arte Moderna, do pavilhão Kunsthalle Viena e do próprio Leopold. Com uma área aproximada de 60 mil metros quadrados, o MuseumsQuartier ganha charme com áreas de leitura ao ar livre e a série de cafés que entrecortam um museu e outro. Se não pela pintura, escultura ou pela fotografia, ame Viena por sua música, consagrada por ninguém menos do que Wolfgang Amadeus Mozart. Em locais como a Sala Dourada de Musikverein, Sala Magna de Konzerthaus e a Ópera do Estado você confere aclamados concertos dos 30 músicos que integram a Orquestra Mozart de Viena, onde é claro, a criação de um dos filhos mais pródigos da Áustria tem sempre destaque.

Na esfera urbana, Viena é sempre convidativa, contudo, saia do lugar comum e desbrave a capital austríaca à moda local, de bicicleta. No Centro Histórico, o sistema Citybikes permite que você alugue sua magrela em uma das 54 estações dispostas na cidade, que juntas somam mais de mil bicicletas. Depois disto, não há limites para seguir por diferentes rotas, como a Ring, que perpassa no sentido do Parlamento, do Palácio Imperial Hofburg, do Museu de História Natural, do Museu de História da Arte e do Parque Stadtpark, onde está presente uma estátua dourada do compositor Johann Strauss. Mas com 1100 quilômetros de ciclovia demarcados, traçar uma trilha de descobertas fica fácil. Independente do sentido, escolha aquela rota que tenha seu epílogo numa tradicional taberna Heurigen, onde o melhor vinho do país é servido. Melhor do que esta experiência é render-se a alguns dos 120 tipos de queijos servidos na cafeteria anexa ao restaurante Steireck – estrelado e comandado pelo chef Heinz Reitbauer Junior – onde você se farta também com o apetitoso Strudel, massa recheada com maçã. No entanto, se você quer um ambiente mais popular, eleja o Naschmarkt, um mercado que está em operação desde o século 18, e que atualmente representa um pedaço do mundo em Viena, ao contar com diversos mini-restaurantes das mais distintas culinárias, artigos nacionais e internacionais, além do comércio de produtos como ostras e caviar persa.
No fim de mais um dia, com trilha sonora clássica da melhor qualidade nos ouvidos, há que se esticar as horas, a fim de que haja oportunidade de apreciar três tempos em um só, no Centro Histórico, onde diferentes estruturas arquitetônicas rememoram a Idade Média, o período barroco e o século 19. No primeiro destes tempos está a Catedral Gótica de Santo Estevão, também chamada Stephansdom, enquanto o rebuscamento das cúpulas do Palácio Imperial Hofburg denunciam a arte barroca. Por fim, pela rua Ringstrasse prepare-se para findar sua temporada por aqui ao melhor estilo vienense, no Kunsthistorisches Museum, o Museu de Belas Artes.

Raio-X
CIDADE: Viena
MOEDA: euro
IDIOMA: alemão
CLIMA: temperado

Para saber mais:
Turismo na Áustria www.austria.info


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »