VOCÊ ESTÁ LENDO

5 dicas para praticar snorkeling

5 dicas para praticar snorkeling

O mergulho é uma das práticas prediletas dos aventureiros de plantão, contudo, para que a atividade não seja uma grande decepção é importante se manter conectado com as dicas de seguranças, bem como, saber escolher o destino correto para o esporte. Pensando nisto, o Jota Marincek, diretor da Venturas Viagens, especializada em destinos que aproximam o homem da natureza, listou algumas dicas imprescindíveis para quem deseja aproveitar as melhores experiências do mergulho.

SNORKELING
Trata-se de uma imersão parcial do rosto e do corpo utilizando-se um equipamento chamado snorkel, que permite a conexão com a superfície para respiração. Também é necessário o uso de máscara e nadadeiras. Por isso, conhecer bem as características da local, saber como extrair o melhor dos equipamentos e como se movimentar na água é fundamental.

SEGURANÇA
Você não precisa fazer um curso ou ter diploma de mergulhador de snorkeling profissional, a menos que deseje que essa seja sua nova profissão (quem sabe?). Para sua tranquilidade, há escolas e instrutores habilitados para facilitar a vida de qualquer pessoa que deseja experimentar esta atividade.

GUIA E INSTRUTOR 
Destinos exóticos oferecem uma infinidade de possibilidades e também de riscos. Por isso, estar amparado por profissionais sérios e capacitados para qualquer atividade ao ar livre, principalmente em terras desconhecidas, é essencial. Garantir a segurança é o primeiro passo para ter sucesso em qualquer empreitada, por mais simples que ela possa parecer. Portanto, esteja ao lado de um bom profissional e deixe a aventura apenas para quando estiver apreciando a beleza dos peixes e dos corais.
peixes

EQUIPAMENTO
Apesar de ser um kit básico — snorkel, máscara e nadadeiras — os equipamentos certos e de qualidade são itens vitais para que a experiência seja incrível. Experimente todos eles e esteja confortável quando vesti-los. É normal que a água pressione a máscara contra o seu rosto, mas isso deve ser suportável. As nadadeiras também devem estar certas nos pés — assim como seus sapatos. O snorkel deve ter um encaixe perfeito junto à máscara para que funcione plenamente. Com relação às roupas: podem ser usadas roupas de banho que você já tem em casa, mas vale a pena pesquisar sobre a temperatura da água. Pode ser que valha a pena alugar um traje de mergulho adequado às condições do lugar.

DESTINOS

O Brasil oferece uma infinidade de destinos para os amantes do snorkeling e também para quem está a fim de experimentar e ver de perto a natureza existente sob águas cristalinas.

Chapada Diamantina
As águas azuladas do Poço encantado e da Gruta Azul não permitem banho, mas em compensação uma máscara e um snorkel são itens quase obrigatórios para quem vai à Lagoa e Gruta da Pratinha e para a visita ao Poço Azul!

Bonito – MS
São muitos os rios de águas cristalinas que se deve visitar com uma máscara a tira colo. Dentre eles, destaca se o Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa. Quem tiver mais tempo, pode esticar a viagem para conhecer outro destino turístico que fica bem perto, o Pantanal Matogrossense.

Fernando de Noronha – PE
Com sua natureza protegida e exuberante Noronha é um arquipélago com paisagem ideal para a prática de snorkeling — e até de mergulho avançado, caso seja esse o seu próximo passo.

Para saber mais:

www.venturas.com.br


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

comentários

INSTAGRAM
SiGA A GENTE
Translate »
>