Peru lança Rota da Quinoa

Seguindo com a sua empreitada de mostrar as diferentes facetas do país, o Peru lançou uma novidade para os turistas: a Rota da Quinoa. A notícia foi anunciada pela ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru (MINCETUR), Magali Silva Velarde-Álvarez, durante o 2º Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, que ocorreu em Lima. De acordo com a executiva, a ideia é que os viajantes possam descobrir o destino por um novo viés, que inclua o estilo de vida dos produtores através dos centros de produção.
qui dois
Cultivo de quinoa é celebrado em nova rota turística  Foto: Flor Ruiz/Promperú

A quinoa se destaca na mesa peruana como o grão andino mais celebrado. Atualmente, o ingrediente possui mais de três mil ecotipos, e cinco variedades de cor, além da branca. Produto emblemático do Peru, a quinoa oferece uma alternativa saudável no desafio de produzir alimentos de qualidade, já que todo o seu processo de cultivo é orgânico.
qui tres
Quinoa possui três mil variações e é destaque da mesa peruana Foto: Erick Andía/ Promperú

Primeiro roteiro de turismo gastronômico do país, lançado pelo Governo do Peru e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), o acordo foi assinado pela vice-ministra do Turismo do Peru, María del Carmen de Reparaz, representando o MINCETUR, e o Secretário Executivo de Relações com os Membros da OMT, Carlos Vogeler. Em 2013, a ONU designou, em Nova York, que aquele seria o ano para homenagear as qualidades da quinoa e o seu potencial para a erradicação da fome, desnutrição e pobreza, batizando como o Ano Internacional da Quinoa.
qui um
Quinoa possui cinco colorações além da branca Foto: Flor Ruiz/Promperú

Foto: José Cáceres/Promperú

Para saber mais:
www.peru.travel/pt-br/


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »