VOCÊ ESTÁ LENDO

A recuperação do Turismo no Brasil: os projetos e ...

A recuperação do Turismo no Brasil: os projetos e as propostas da CNC

O setor do Turismo é um dos mais importantes para a economia brasileira. De acordo com os dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor, em 2019, teve um rendimento de R$ 136,7 bilhões, considerado o maior lucro em quatro anos. Porém, neste ano, as atividades desta área foram afetadas bruscamente pela pandemia do novo coronavírus, que obrigou hotéis a fecharem as portas e companhias aéreas a diminuírem a malha viária. Além disso, sem viagens, o comércio das cidades brasileiras, principalmente as cidades turísticas, tiveram uma queda significativa no seu rendimento bimestral. Dessa forma, para esclarecer a importância do turismo para economia do país e divulgar os projetos e propostas da CNC para apoiar o trade, o Seu Podcast de Turismo conversou com Alexandre Sampaio – diretor e responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC.

Alexandre Sampaio – diretor e responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC.

Para Alexandre Sampaio, o momento está sendo dramático e inusitado, especialmente para o setor do Turismo, que segundo ele, foi um dos primeiros ramos a sentir os efeitos da recessão e será um dos últimos a se recuperar.

“Tivemos uma queda de 66% de fevereiro para março em todas as atividades que vinhamos desenvolvendo na seção do Turismo, isso significou, em termos de recursos, a perda de R$121 bilhões de reais”, informa Alexandre. “Quando analisamos os outros subsetores, temos uma perda de quase 300 mil postos de trabalho. Esses números só não são maiores, porque as ações desenvolvidas pelo governo foram essenciais para mitigar os efeitos dessa tragédia”, destaca o diretor.

Programas de crédito e recuperação

Com a crise, donos de bares, restaurantes, hotéis e diversas áreas do setor turístico estão apostando nos programas de crédito para recuperarem e reinventarem os seus negócios. Tanto que foi aprovada a MP que criou o Programa Emergencial de Suporte a Emprego (Pese), que beneficiará empreendedores do Turismo.

Para Alexandre Sampaio, o acesso ao crédito é a única saída viável, neste momento, para as empresas manterem as suas estruturas.

“As medidas do governo voltadas para o crédito são de extrema importância para esses empreendedores, assim como o Fundo Garantidor de Crédito do Sebrae, e as linhas fornecidas pelos bancos privados, apesar de limitadas”, destaca o diretor.

Confira a entrevista completa em Seu Podcast de Turismo, nas plataformas Spotify, Google Play e Apple.

 

Play
Play

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »