VOCÊ ESTÁ LENDO

WTM: Organização impecável e 1200 expositores

WTM: Organização impecável e 1200 expositores

Os participantes da WTM, feira de turismo internacional, considerada a de maior projeção da América Latina nos tempos atuais e que agregou 1200 expositores no Expo Transasamérica ( São Paulo) estão animados com os negócios que estão sendo gerados e com a organização impecável do evento. Com Painel, coletivas de imprensa, encontros, press meeting e com uma cerimônia de abertura muito focada nos problemas e soluções do mercado e do público final, a WTM reuniu autoridades, representantes de classe e do trade, empresários, órgãos oficiais dos destinos, agentes e operadores… Apenas para citar algumas categorias presentes. Durante a cerimônia oficial de abertura da segunda edição da WTM, que ocorreu em conjunto à 41a edição do encontro de negócios Braztoa , estavam presentes na cerimônia de abertura, Craig Moyes , diretor da Reed Exhibitions; Lawrence Reinisch, diretor da WTM da América Latina; Márcio Favilla,diretor Executivo da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas; Vinicius Lages, Ministro do Turismo; e Marcos Ferraz, presidente da Braztoa. Entre os destaques dos discursos, devemos destacar  alguns itens. Moyes, por exemplo, enfatizou o excelente e diferente momento pelo qual passa o Brasil, principalmente pelo fato de ser a sede oficial de dois importantíssimos eventos: a Copa do Mundo e as Olimpíadas. ” No atual cenário, a WTM América Latina desempenha um relevante  papel. Os negócios realizados durante o evento ajudará a reforçar a posição do Brasil como um destino internacional “, destacou.  Já  Lawrence Reinisch  deu dados bem contundentes sobre a feira e  também falou sobre a maneira como os destinos podem contribuir, isto é: ” Os destinos brasileiros e latino-americanos estão com novos destinos e opções de locais turísticos já conhecidos. E a feira (também  por meio de programa  Hosted Buyers)   promoverá destinos brasileiros no exterior e , mais importante, vai permitir que os empresários brasileiros façam contatos com potenciais clientes estrangeiros”, explicou. Outro ponto alto do discurso de Laurence foi em relação à democracia propiciada pelo setor do turismo em várias esferas. No caso de geração de empregos, o profissional ressaltou que mesmo uma pessoa que não tem uma grande qualificação  profissional, mas que tem uma profissão, pode ser absorvida pela cadeia produtiva do turismo. Isso mostra o quão o setor de turismo é importante econômica e socialmente. No total, vale lembrar,  mais de 60 países estão presentes na WTM América Latina. Já Márcio Favilla, com sua eloquência de sempre, de um panorama geral da situação atual do turismo no Brasil e disse que três barreiras precisam ser ultrapassadas ganhando espaço nas discussões do setor e pautas oficiais. São elas, o incentivo às viagens, por meio da facilitação dos vistos; a conectividade aérea tanto interna como externamente; e a taxação de impostos colocada sobre o setor de turismo. Quanto ao Ministro do Turismo, ele fez questão de falar sobre a importância do setor de turismo no Brasil para a economia e a sociedade como um todo. ” Temos que afirmar o que já foi feito de bom nesses últimos dez anos e o que ainda temos que fazer”, disse.  Melhoria de infra-estrutura, a união entre os setores publico e privado; geração de empregos, capacidade área, integração de investimentos do setor ao PAC, e outros temas foram a tônica de seu discurso.  ” A  oferta turística não pode prescindir de organização, produção e qualificação”, explicou.

Painel com excelente embasamento

No primeiro dia de feira, que teve uma programação bem intensa, vale destacar com louvor a série de painéis exibidos no auditório oficial.  Um dos mais comentados e elogiados foi o painel que reunir verdadeiras feras do setor aéreo para um apanhado geral sobre o que está acontecendo hoje no mundo, mas em especial na América Latina e claro, no Brasil.  Como estará o setor áreo em nosso país em 20 anos? Esta foi a pergunta principal deixada no ar para uma reflexão entre os presentes.  Os desafios apresentados pelos presentes incluiu discussões sobre a melhoria de infra-estrutura (no ar e na terra); avanço tecnológico;  preço dos combustíveis, alta taxação de impostos no segmento; conectividade, acessibilidade e medidas sustentáveis. Tudo isso minuciosamente discutido pelos presentes. Na contrapartida, falou-se do poder da classe média para gerar demanda para o setor aéreo.  “O Professor Respicio Espírito Santo , da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ) , chamou a atenção para a diferença entre o poder de compra e do tamanho do chamado Latina classe média americana , em comparação com os dos países europeus e dos Estados Unidos . Adriana Cavalcanti , Diretora de Vendas da Air France- KLM, e Tarcisio Gargioni , vice-presidente comercial da Avianca, declararam que a região ainda é muito atraente, na medida em que ambos empresas têm investido quantias significativas em parcerias”, resumiu a WTM. Já Adalberto Febiliano, da ABEAR, falou entre outro que uma integração econômica lenta e fragmentada dificulta o setor  e que já está na hora de todos  enxergarem  o transporte aéreo  como um item de consumo popular e não de elite como muito acreditavam há algum tempo atrás. Daí a necessidade da facilitação do setor em termos de regulação, tributação e desburocratização.   Márcio Favilla, da OMT foi o mediador do painel sempre enfatizando nas questões que precisam ser melhoradas e também no que ainda precisa ser feito.

Meet the press

Uma das diferenças da WTM aqui na edição brasileira é que uma apresentação oficial pudera ser feita pelos veículos de comunicação (sistema comum nas feiras do exterior) das 16 as 18 horas. A editora executiva da revista Brasil Travel News, Márcia Santos, pode receber expositores interessados em conhecer mais sobre as revistas do grupo, seu conceito, distribuição e forma de divulgação de produtos e destinos. ” Estamos muito acostumados a buscar as fontes e a apurar os fatos.  Mas receber os expositores para falar sobre nossas publicações e nossa forma editorial foi realmente muito produtivo. Possíveis futuros anunciantes ou simples geradores de pauta, não importa. O importante é que conheçam mais sobre a complexa forma de ser fazer revista e sobre a nossa qualidade editorial”, disse Márcia.  Foz do Iguaçu, St. Martin, Marrocos,  Languages Without Borders e outras empresas puderam  saber mais a respeito da revista Brasil Travel News. 

Programação  intensa

A noite continuou com  programação intensa neste primeiro dia de feira.Além do encontro com os principais destinos dos Estados Unidos, que ocorreu no restaurante  Bananeira; outro jantar falando sobre as novidades do American Global Travel Card que oferece vantagens às viagens no exterior, ocorreu simultaneamente. Entre os destinos americanos  presentes estavam Fort Lauderdale, Texas, Palm Beach, St. Pete, Clearwater, St. Augustine. “O evento aconteceu justamente no dia em que lançamos a nossa edição especial da Flórida”, disse Paulo Miranda, presidente do Grupo Travel News. Não poderia ter havido um evento melhor e os representantes dos destinos ficaram encantados com a nossa qualidade editorial.  Já Gerson Visconte,  diretor do American Express Global Travel Card no Brasil também fez uma apresentação brilhante e  bem didática. ” O importante é que com o cartão o viajante tem segurança, taxas bem competitivas e o produto é aceito em mais de 130 países. Se perder o cartão, por exemplo, basta ligar para a central e pedir autorização para usar o cartão reserva. Além de tudo, não tem burocracia”, explicou Gerson durante o jantar com a imprensa. Hoje, dia 24 e amanhã, dia 25 a WTM continua com programação intensa e produtiva. Certamente para melhorar ainda mais nossas relações com o consumidor e final e apresentar aos nossos leitores destinos incríveis, com excelentes preços e muita oferta diferenciada. Se você quer saber detalhes sobre toda a programação da feira, expositores e palestrantes entre no site oficial da feira, a seguir.    

 

Para saber mais 

www.wtm.com


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »