São João mais conhecido

Os Estados Nordestinos são sem dúvida o grande destaque da estação e principalmente deste mês de junho, com suas grandiosas e deliciosas Festas Juninas ou de São João. A maioria deles exibe além das típicas e inovadoras danças de quadrilhas, forrós e arrasta-pés, comidas típicas como doce de leite, doce de fubá, bolo de rolo, paçoca… e muita alegria msiturada ao folclore às tradições regionais. Um grande número de visitantes lota as cidades nordestinas durante as férias do meio do ano, e feriados prolongados, para conhecer além da comemoração, roteiros diferenciados e aproveitar essa riqueza cultural. Se você tem vontade de participar dos festejos nordestinos veja o que alguns Estados dizem a respeito. Caso não dê para ir ainda este ano, programe-se para o próximo. Muitas agências vendem os pacotes específicos para esta época de São joão. Vale a pena!
Bahia: Forro pé de serra
No site oficial da Bahia, a notícia diz que a: " A maior festa regional do Brasil. Assim é o São João da Bahia. Uma festa do tamanho do Estado. São 417 cidades em festa ao mesmo tempo. De Norte a Sul, não há um só município sem as músicas, as comidas e as bebidas típicas. Do forró pé-de-serra aos grandes shows, qualquer um pode entrar na dança e viver o clima do autêntico São João. É só chegar e escolher seu par, pois a festa não tem hora para acabar".
Para saber mais www.saojoaobahia.com.br.
Pernambuco: Guia Gastronômico
Já o site oficial do Governo do Pernambuco,diz que: " Aproveitando o fluxo turístico na BR 232 durante o São João, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) elaborou uma ação promocional para divulgação da Rota 232 no período de 22 a 24 de junho. Nos postos da Polícia Rodoviária de Moreno e Gravatá, personagens alusivos à cultura pernambucana farão performances artísticas promovendo o guia gastronômico de 52 restaurantes, barracas de frutas, cafés, casas de queijos, tapiocarias e lojas de conveniências de Moreno, Vitória de Santo Antão, Pombos, Gravatá, Sairé, Bezerros, Encruzilhada de São João, Caruaru, São Caetano, Belo Jardim, Sanharó, Pesqueira, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Custódia e Parnamirim. No tradicional Rei das Coxinhas, em Gravatá, a Empetur vai montar um quiosque onde serão distribuídos os guias aos viajantes.
Para saber mais: www.empetur.gov.br
Ceará: cinco dias de reverência
No site oficial de Fortaleza, no Ceará, a notícia aquece a folia: " Este ano, a Festa de São Pedro dos Pescadores terá cinco dias de reverência e comemoração, começando na noite deste sábado (25), com um show especialmente preparado para integrar o projeto São João do Nordeste, e findando com a tradicional missa campal seguida da procissão de jangadas no Mucuripe, à altura do Mercado dos Peixes, na manhã da próxima quarta-feira (29).Este ano, a Festa de São Pedro dos Pescadores terá cinco dias de reverência e comemoração, começando na noite deste sábado (25), com um show especialmente preparado para integrar o projeto São João do Nordeste, e findando com a tradicional missa campal seguida da procissão de jangadas no Mucuripe, à altura do Mercado dos Peixes, na manhã da próxima quarta-feira (29). E mais: " a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura, lançou, pelo sexto ano consecutivo, um edital específico que premiou 72 quadrilhas e 24 festivais juninos(…). Além disso, a Prefeitura promoveu o Arraiá de Fortaleza, de 2 a 5 de junho, no Mercado dos Pinhões e seu entorno. Muitas das quadrilhas contempladas no edital animaram as noites do arraiá, encerrado em grande estilo com show do cantor Chico Pessoa, Elba Ramalho e o sanfoneiro Cezinha."
Para saber mais www.fortaleza.ce.gov.br
Alagoas: Evento descentralizado
Na cidade de Maceió, o festejo junino acontece de maneira descentralizada. No site oficial da prefeitura, a expçlicação: " Em diversos bairros da capital. Seu objetivo é proporcionar aos maceioenses e visitantes uma grande festa com bandas de forró, parques e várias apresentações de quadrilhas juninas.
Local: Arraiais espalhados por toda a cidade".
Para saber mais: www.turismo.al.gov.br
Em várias cidades
Vale lembrar que na maioria das cidades nordestinas, não apenas nas capitais, acontecem os festejos de Sâo João durante o mês de junho. Converse com o seu agente de viagens a respeito e decida pela cidade que mais lhe agrada. Cidades do Sul, do Sudeste e Norte também fazem as suas festas.


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »