Seus organizadores esperavam voltar às passarelas com pompa. No entanto, o novo avanço da covid-19 obrigou a Semana de Moda – que estreia nesta segunda-feira em Paris – a ser “figital”, ou seja, combinar o real com o virtual.
As grandes marcas como Dior, Chanel e Louis Vuitton programaram desfiles com um público reduzido para apresentar suas novas coleções de prêt-à-porter primavera-verão.
Entretanto, a maioria das empresas – 84 no total – o farão online, enquanto Saint Laurent, Off-White e Celine estarão ausentes da programação, que se prolongará até 6 de outubro.
Será a primeira Semana de Moda de Paris “figital” – parte física e parte virtual. Em julho, quando a capital apenas começava a recuperar a normalidade depois de semanas de confinamento e de uma onda epidêmica que deixou cerca de 30.000 mortos na França, os desfiles de alta costura e de moda masculina foram feitos exclusivamente online.
A Federação da Alta Costura e da Moda anunciou que este experimento inédito foi um “sucesso”, já que os vídeos das marcas foram visualizados 19,4 milhões de vezes – 25% no YouTube.
Enquanto os grandes como Dior e Chanel se apressam para organizar desfiles com máscaras, apenas sem público estrangeiro e sempre se a situação de saúde permitir, outros finalizam curtas para divulgar na Internet, como a designer francesa Marine Serre.
Durante o confinamento, Serre lançou junto ao belga Dries Van Noten um manifesto por uma moda mais responsável, assinado por centenas de marcas pequenas que se comprometeram a produzir menos e a repensar os desfiles, desde os custos econômicos elevados até os ecológicos.
Dessa forma
Já que
Por exemplo
Com o intuito de
Em primeiro lugar
Para finalizar
Dessa forma
O céu é azul.
O sol é quente
Com isso entende-se
Além disso
Já que