A cidade de Roma (Itália) foi palco de um importante programa com cinco jornalistas brasileiros, previamente selecionados, pela importância dos veículos que representam no segmento turístico. Entre eles, estava o grupo Travel News, representado pela Editora Executiva Márcia Santos. Intitulado como Educational Tour, o convite para esses profissionais partiu da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo a pedido da Promoroma, Agência Especial de promoção da Câmara de Comércio de Roma. Realizado de 27 a 31 de Outubro de 2013, um dos objetivos principais foi o de proporcionar uma visão diferenciada de Roma à imprensa presente e consequentemente aos seus leitores e stakeholders.“ Roma tem lugares bastante diversificados. Um turista pode, por exemplo, fazer um roteiro gastronômico de cinco dias harmonizando pratos e vinhos em uma experiência única. Ele também pode conhecer a Praia de Roma em Ostia Antica e ainda explorar a sua vasta área arqueológica. Roma oferece múltiplas opções, embora nem todos saibam”, disse Francesco Paternó, Secretário Geral da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo.
Trade italiano
Paternó acompanhou o grupo desde o Brasil, participando de toda a programação e também do encontro com o trade local, servindo como um intermediário entre a imprensa e os profissionais do setor italiano. O principal encontro aconteceu em jantar que antecedeu à espetacular apresentação no Festival 2013 de Artes Sacra, na Basílica de Santo Inácio, da chamada Misa a Buenos Aires. Durante o jantar, que ocorreu no salão de eventos do Templo de Adriano, os jornalistas puderam conversar com as autoridades presentes. Entre eles, Marco Annarumi, presidente da Câmara de Comércio de Roma; Roberto Novelli, general manager, da Câmara de Comércio de Roma; Hans-Albert Courtial, Fundador e presidente da Fundação Pró Música e Arte Sacra; Claudia Altieri, também da Fundação Pró Música e Arte Sacra; e Tommaso Tanzilli, diretor da Federalberghi Roma.
Festival de Música e Arte Sacra 2013
Uma informal rodada de perguntas trouxe à tona assuntos como, a fortificação da economia do Brasil; a ascensão dos turistas brasileiros e a importância deles para a Itália; o momento histórico pelo qual passa a Itália com a escolha do papa Francisco; e as ações para trazer mais turistas da América do Sul ao país italiano. “O brasileiro mudou a sua classificação como turista quanti e qualitativamente, em especial nos últimos cinco anos. Queremos aumentar o número de turistas brasileiros aqui na Itália e principalmente em Roma”, disse Marco Annarumi, presidente da Câmara de Comércio de Roma.
Momento histórico para a Itália
Marco também enfatizou o momento histórico no qual vive o país com a escolha de um papa latino-americano e como isso tem mudado a atenção e a percepção do mundo para os países da América do Sul e fez a própria Itália refletir sobre isso. Vale ressaltar que os jornalistas contaram com a Travelshop para a organização e apoio logístico durante todo o tempo na cidade de Roma, com supervisão e coordenação de Stefano Albano e Alessandra Orlandini. O Guia turístico do grupo foi Roberto Anconnetani.
Para saber mais
N.R – Marcia Santos, editora executiva do Grupo Travel News viajou a convite da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo a pedido da Promoroma. Ficou hospedada no Leon’s Place e voou Alitália