VOCÊ ESTÁ LENDO

Proteção solar durante as férias

Proteção solar durante as férias

Proteção solar durante a viagem

Se você vai viajar e gosta de se bronzear, é preciso alguns cuidados. Pois, o câncer de pele é o tipo mais incidente no Brasil, chegando a mais de 120 mil casos anuais. A dermatologista Valéria Campos, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia fala aos leitores da Brasil Travel News e destaca a importância do uso do filtro solar continuamente além de outros cuidados.

BTN Porque o número de câncer de pele no Brasil é tão alto e o de maior incidência apesar de todos os alertas sobre os cuidados que se deve ter?

Dra. Valéria Campos Este dado está diretamente relacionado à exposição ao sol. Além disso, existe o agravante de que os raios solares estão sendo emitidos cada vez com mais intensidade, devido à destruição da camada de ozônio. Na Austrália, por exemplo, o câncer de pele é o tumor que mais mata e já se transformou num caso de calamidade pública.

BTN Existe uma maior incidência nos idosos, já que o efeito do sol é cumulativo?

Dra. Valéria Campos Não são apenas os idosos suas vítimas – ao contrário do que muita gente pensa, já que o efeito do excesso de exposição à radiação é cumulativo. Cada vez mais, jovens de ambos os sexos estão sendo acometidos pela doença, devido ao excesso de exposição ao sol e a hábitos que não incluem a proteção.

BTN Atualmente existe uma maciça campanha para o  uso do filtro solar. Ele realmente é essencial?

Dra. Valéria Campos Sim. O filtro solar deve ser usado diariamente, independente da exposição ao sol. Se possível, aplique-o entre 15 e 30 minutos antes de sair e reaplique o protetor solar pelo menos a cada 2 horas. Uma atenção particular deve ser dada à proteção das mãos, ombros, orelhas, pescoço, nariz, pés, lábios e a área em volta dos olhos.

BTN As áreas do corpo mais expostas devem ter cuidado redobrado?

Dra. Valéria Campos O câncer de pele costuma ser mais frequente no rosto, ombros, mãos e colo e essas áreas são evidentemente as mais expostas. Mas vale lembrar que as orelhas e o couro cabeludo em calvos são áreas de alta incidência, por isso é bom também usar chapéu e boné para proteger essas áreas. O importante é seguir uma rotina de proteçao evitando também a exposiçao solar, principalmente nas praias e piscinas nos horários críticos. O melhor horário para quem gosta de ir à praia é antes das 9 da manhã e depois das 16 horas, sempre claro com protetor solar e os acessários citados. Importante também usar óculos de sol.

 

Sete cuidados para ter com a pele 

  1. O bronzeado deve ser adquirido gradualmente. Se você se exceder vai matar a sua pele e essa vai ficar vermelha e descascará.
  2. Analise a importância do bronzeado na sua face e colo, talvez uma decisão sábia seja evitar expor essas áreas ao sol, o que pode ser conseguido com o uso de bloqueadores e chapéu.
  3. Mesmo em baixo do guarda-sol, há uma exposição de 50% da radiação solar, portanto não se descuide do filtro solar.
  4. A água reflete a luz, portanto quando você está no barco ou no jet-ski lembre-se que a radiação solar é dobrada.
  5. O uso de autobronzeador (creme com substâncias corantes, geralmente dihidroxiacetona) não prejudica a saúde de sua pele, mas aplique-o da forma mais homogênea possível, pois ele pode causar manchas se não for bem aplicado. Evite o uso exagerado se a sua pele for muito branca, pois você pode ficar cor de laranja.
  6. A vitamina A é muito importante para o organismo, mas seu excesso é prejudicial à saúde e não trará um bronzeado melhor, pelo contrário, você ficará amarela.
  7. Após a exposição solar é importante hidratar a sua pele, tanto por fora (usando um bom hidratante), quanto por dentro (ingerindo muita água). Os banhos quentes, demorados e com muito sabonete também devem ser evitados, pois ressecam e agridem mais a pele. Para saber mais: Sociedade Brasileira de Dermatologia www.sbd.org.br         

Legenda da foto de home: Tomar sol é uma delícia, mas é preciso cuidado.  Foto tirada em Praia do Forte/ Bahia


Artigos Relacionados

Deixe um comentário

comentários

INSTAGRAM
SiGA A GENTE
Translate »
>