VOCÊ ESTÁ LENDO

OMT lança diretrizes globais para a reabertura do ...

OMT lança diretrizes globais para a reabertura do turismo

A Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou um conjunto de diretrizes globais para ajudar o setor a retomar suas atividades de maneira segura e sustentável. O guia foi produzido em consulta com o Comitê Global de Crise do Turismo e tem como objetivo apoiar os governos e o setor privado a se recuperarem da crise. O documento também procura restaurar a confiança dos viajantes por meio de protocolos de segurança. O guia pode ser acessado aqui.

Higino Brito Vieira, secretário executivo adjunto do Ministério do Turismo, e Antonio Ricarte, assessor internacional, participaram de encontro do Comitê Global de Crise da OMT. A reunião resultou na aprovação de diretrizes globais para o relançamento do turismo.

O documento constata a redução de 60% a 80% no número de turistas internacionais em 2020 em decorrência da pandemia de COVID-19. O texto traz orientações a respeito dos seguintes temas:

  • gerenciamento de fronteiras seguro e contínuo (viagens aéreas, marítimas e terrestres);
  • setor privado;
  • viagem aérea segura;
  • hospitalidade;
  • operadores turísticos e agências de viagens;
  • reuniões e eventos;
  • atrações e parques temáticos;
  • planejamento e gerenciamento de destino.

Diretrizes globais destacam restauro da confiança

As diretrizes destacam a importância de restaurar a confiança dos viajantes por meio de protocolos de segurança e proteção projetados para reduzir riscos em cada etapa da cadeia de valor do turismo. Esses protocolos incluem:

  • medidas como aferição de temperatura;
  • uso de máscaras;
  • distanciamento físico;
  • limpeza periódica de ambientes e superfícies;
  • fornecimento de kits de higiene para viagens mais seguras.

As instruções da OMT também destacam a oportunidade de criar novas experiências de turismo. A ideia é promover o turismo doméstico por meio de produtos segmentados e mais individualizados. O foco estará no ecoturismo, cultura, esporte, turismo rural e rotas locais.

O guia foi elaborado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) em colaboração com os países membros do Comitê de Global Crise no Turismo da OMT, inclusive o Brasil.

Revisão do documento

A OMT reforça que o documento poderá ser revisado sempre que surgirem novas orientações de saúde. Para o secretário-geral da organização, Zurab Pololikashvili, as novas diretrizes fornecem aos governos e às empresas um conjunto abrangente de medidas destinadas a ajudá-los a abrir o turismo novamente de maneira segura, integrada e responsável.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, parabeniza a iniciativa da OMT e ressalta a importância de se unir esforços para criar soluções eficazes de recuperação do setor. “Este documento norteador é muito importante. Percebemos que as ações do MTur para a retomada estão alinhadas com a visão das Nações Unidas. Isso só nos dá mais forças para continuar com o nosso Plano de Retomada do Turismo”, destacou o ministro.

Retomada no Brasil

O Ministério do Turismo vem desenvolvendo, desde o início da pandemia, ações para minimizar o impacto no setor e um plano para recuperar o turismo de forma segura. Neste sentido, o órgão criou a campanha “Não cancele, remarque!”, que busca proporcionar a manutenção de pacotes e serviços contratados e garantir a preservação de empregos. A Pasta também lançou o selo “Turista Protegido”, primeira etapa de um programa que criará protocolos de segurança sanitária e de boas práticas para cada um dos segmentos do setor.

O selo integra o Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo MTur, que busca minimizar efeitos da Covid-19 e preparar o setor para um retorno gradual. O órgão já trabalha uma série de ações para o pós-pandemia, articuladas em conjunto com os setores público e privado. Além de preparar uma campanha de estímulo a viagens domésticas, o órgão pretende estruturar o turismo rodoviário, a partir da integração com outros modais de transporte, facilitando a realização de roteiros integrados por viajantes.

omt-lanca-diretrizes-globais-para-a-reabertura-do-turismo


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »