VOCÊ ESTÁ LENDO

Novo parque natural é criado em Goiás

Novo parque natural é criado em Goiás

O governo de Goiás, em parceria com a Prefeitura de Alto do Paraíso (GO), anunciou a criação do mais novo parque natural no brasil: O Parque Estadual das Cataratas do Rio dos Couros, localizado na Chapada do Veadeiros.

O novo local turístico será administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás e será a primeira unidade de conservação ambiental no Brasil. 

parque-natural

“É uma das áreas com maior riqueza de biodiversidade no país, talvez a última de cerrado virgem do mundo, com espécies que só existem ali, uma área que é objeto de estudos de diferentes instituições, inclusive internacionais, além de organizações não-governamentais. Dessa forma, é importante dizer também que a mesorregião da Chapada dos Veadeiros é considerada uma das áreas prioritárias para a conservação do bioma Cerrado pelo Ministério do Meio Ambiente desde 2007”, diz a secretária do meio ambiente de Goiás, Andréa Vulcanis.

Com mais de 5 mil hectares com vegetação virgem de cerrado, as Cataratas do Rio dos Couros, antes da parceria, estava em total abandono, sofrendo com queimadas e invasores ambientais. Agora, o governo de Goiás espera que o local seja frequentado para a realização de atividades de ecoturismo, pesquisa científica, conscientização e educação ambiental, por exemplo. 

O Parque

Localizado a 53km de Alto do Paraíso, o parque tem mais de 5km de trilha, além de poços e complexos de cachoeiras. 


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »