VOCÊ ESTÁ LENDO

Mergulho de Descobertas

Mergulho de Descobertas

Aquário da Prefeitura – Bacia do Rio São Francisco, em Belo Horizonte, Minas Gerais, consagra-se como um dos principais elementos da nova safra de pontos turísticos da capital mineira, principalmente para os viajantes que não são adeptos dos tradicionais mergulhos. Estruturado em 22 amplos tanques que consomem aproximadamente um milhão de litros de água doce, o lugar contempla 1200 peixes de cerca de 50 espécies, e tem como peculiaridade levar o público a um mergulho de descobertas junto da fauna típica da bacia do São Francisco, rio que recorta os Estados brasileiros de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. A cada passo em frente, os visitantes encantam-se com as cores e formas de cascudos, surubins, dourados, curimatãs, matrinxãs, pirambebas, piaus-três-pintas, piabas-do-rabo-vermelho e a piabas-do-rabo-amarelo. Para a completa a sensação de estar às margens do rio, o aquário conta com objetos típicos das comunidades ribeirinhas, como as canoas, redes de pesca e peças de cerâmicas. Dono de uma área de três mil metros quadrados – ocupados dentro do Jardim Zoológico, contando com auditório e centro de estudos de biologia – o local é também o maior aquário de água doce do Brasil.

O país, aliás, não faz feio, uma vez que o AcquaMundo, no Guarujá, litoral paulista, é considerado o maior aquário da América Latina, ao reunir em um complexo de entretenimento de mais de cinco mil metros quadrados, 49 espaços aquáticos que juntos somam 1.446.560 litros de água. Em seus arredores, é possível sentir-se no fundo do mar e conhecer desde os temíveis tubarões e jacarés até as dóceis tartarugas, com pausa marcante no tanque chamado Oceano, onde em meio a 800 mil litros de água salgada, deslizam cardumes de algumas das 235 espécies que compõem todo o Acqua Mundo. Apesar da grandiosidade do aquário paulista, ele está um tanto quanto distante das proporções do Georgia Aquarium, localizado em Atlanta, nos Estados Unidos, e detentor do título de maior aquário do mundo. E não poderia ser diferente analisando-se os 30 milhões de litros de água doce e salgada que o formam e que o possibilitam agregar as mais distintas populações marítimas. Como um pequeno universo oceânico onde reinam 120 mil animais, o espaço agrega o Ocean Voyager – uma das estrelas do aquário ao dividir com o público em um tanque de 20 milhões de litros de água o passeio suave de tubarões-baleias e arraias de diversos tamanhos, distantes de você apenas pelo limite das paredes de vidro. No River Scout o visitante faz uma imersão ao universo aquático da África, Ásia e América do Sul, saltando aos olhos espécies amazônicas, como o pirarucu.

Em busca de novos universos de surpresas, na recepção do hotel Radisson Blu, em Berlim, Alemanha, você encontra o AquaDom & Sea Life que chama a atenção pela belezas das tonalidades de azul, e também pelas suas gigantes proporções em formato cilíndrico. Com 11 metros de diâmetro e 25 metros de altura, o aquário faz com que seus admiradores elevem o olhar para apreciar o vai-e-vem dos mais de 1500 peixes mergulhados em um milhão de litros de água, ou para quem preferir, um elevador transparente em seu interior leva cerca de 40 pessoas ao topo do maior aquário cilíndrico do mundo. Complementa o AquaDom, o Sea Life Center, uma base de estudos relativos à vida marinha. Seguindo ainda o estilo indoor, o shopping The Dubai Mall, em Dubai, Emirados Árabes, ostenta o Dubai Aquarium, mais uma das grandiosidades locais que se distingue como o aquário cercado pelo maior painel de acrílico do planeta – algo em torno de 33 metros de extensão por 8 metros de altura. O título nem tem tanta importância quando o rosto está colado neste pequeno pedaço de mar, que aloca mais de 30 mil animais em cenários que em nada diferem das profundezas de um oceano. Seguindo o movimento de tubarões, peixes e arraias, fazer compras fica definitivamente em segundo plano.

Mapa de Aquários
Pelo mundo uma centena de outros aquários interessantes pode entrar no seu roteiro, como é o caso do Aquário de Santos, no litoral paulista, considerado o mais antigo do Brasil – inaugurado em 1945 com a presença do então presidente Getúlio Vargas -, e atualmente a segunda maior atração turística do Estado de São Paulo. Na capital paulista, o jovem Aquário de São Paulo tem como estrela principal, o Tapajós, um peixe boi originário da Amazônia. Casa para mais de 740 espécies, além de deter o título de segundo maior aquário do mundo, o Okinawa Churaumi Aquarium, em Okinawa, no Japão, é um dos mais belos espetáculos visuais da Terra, com uma linda coleção de 80 espécies de corais. Em homenagem aos oceanos Atlântico e Índico, a Cidade do Cabo, na África do Sul, criou o Two Oceans Aquarium com três mil animais advindos de ambos os mares. No Brasil, estão em andamento diversos projetos de novos aquários em Estados como o Ceará que em 2013 deverá inaugurar o futurista Acquário Ceará, na Praia de Iracema. Também existem iniciativas no Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul, que deseja construir um oceanário.

Para saber mais:

Georgia Aquarium  www.georgiaaquarium.org

AquaDom & Sea Life  www.sealifeeurope.com

Dubai Aquarium  www.thedubaiaquarium.com

AcquaMundo  www.acquamundo.com.br

Aquário de Santos  www.vivasantos.com.br/aquario

Aquário de São Paulo  www.aquariodesaopaulo.com.br

Okinawa Churaumi Aquarium  http://http://oki-churaumi.jp

Two Oceans Aquarium  www.aquarium.co.za


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »