VOCÊ ESTÁ LENDO

Maceió, o “Paraíso das Águas”

Maceió, o “Paraíso das Águas”

A capital de Alagoas completou 205 anos nesse sábado (05.12). São mais de dois séculos encantando moradores e turistas pela vasta beleza natural e atrativos culturais presentes na região. Os 40 km de costa maceioense estão ornados de coqueiros e banhados de um mar azul turquesa, responsável por dar o apelido de “Caribe Brasileiro” à cidade. Mas Maceió se diferencia, e muito, da região da América Central, principalmente pela rica gastronomia regional, a cultura e o receptivo povo brasileiro.

É da praia de Pajuçara que saem os passeios para o local mais conhecido e fotogênico de Maceió: as famosas piscinas naturais, que ficam a dois quilômetros da costa. Com a água translúcida, é possível realizar mergulhos entre os corais e experimentar a vida marinha de perto. Pajuçara é uma das praias mais badaladas da orla urbana da cidade assim como Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas. Ao norte da capital, o turista pode se deleitar nas praias mais afastadas como Ipioca, Pratagy, Sereia, Riacho Doce, Guaxuma e Jacarecica. Já ao sul, as mais frequentadas são as praias do Gunga e do Francês. Opções não faltam!

Ademais da larga oferta de litoral, Maceió também é conhecida como “Paraíso das Águas” por conter em seu território 17 das inúmeras lagoas espalhadas por Alagoas, vindo daí o nome do estado. A mais famosa delas, a Lagoa Mundaú é considerada um dos maiores ecossistemas de Alagoas e possui 23 km de extensão abrigando espécies de vida marinha, como moluscos, peixes e crustáceos. No local são realizados passeios para conhecer a vegetação, praias isoladas e ilhas onde vivem pescadores e rendeiras.

Roteiro Cultural

No roteiro histórico e cultural, também é possível visitar a Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres; a Biblioteca Pública Graciliano Ramos; o mirante da Igreja de São Gonçalo; o Museu Theo Brandão; a Fundação Pierre Chalita, renomado artista plástico alagoano; a Praça dos Martírios, que abriga diversos atrativos culturais; e diversas feiras de artesanato, importante ativo econômico local, que gera emprego e renda a milhares de trabalhadores.

Apesar de ser um dos menores estados do Brasil, Alagoas possui um rico patrimônio imaterial derivado de suas vertentes étnicas. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o folclore da região reúne mais de 30 manifestações tais como Pastoril, Guerreiro, Taieira, Baianas, Reisados, Marujada, Presépio, Cavalhada, Bandos dos Carnavalescos, Cambindas, Negras da Costa, Samba do Matuto, Caboclinhos, Torés de Índio e de Xangô, as Danças de São Gonçalo, o Coco Alagoano e Rodas de Adulto.

*MTur

Dessa forma

Já que

Com isso

Por exemplo

Para finalizar

Com o intuito de 

Em primeiro lugar

Dessa forma

Já que

COm isso


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »