VOCÊ ESTÁ LENDO

Google desiste de construir cidade em Toronto

Google desiste de construir cidade em Toronto

A Sidwalk Labs, dona da Google, desistiu do projeto de criação de uma cidade inteligente em Toronto, no Canadá.

Em planejamento há quatro anos, a cidade, que iria se chamar Quayside, seria a primeira cidade autônoma do mundo.

Baseado na inteligência artificial e na inovação urbana, requisitos listados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a criação de cidades para o futuro, o projeto tinha como objetivo unir a tecnologia ao desenvolvimento sustentável.

A razão do cancelamento, de acordo com a Google, foi a pandemia do novo coronavírus, que abalou as estruturas da economia mundial, afetando, principalmente, o mercado imobiliário da cidade, o que dificultou a viabilidade financeira da obra e tornou a conclusão do plano irrealizável.

“O projeto Quayside era importante para nós e essa decisão foi difícil. Agradecemos aos cidadãos inúmeros que contribuíram para o projeto e pelo apoio que recebemos de grupos comunitários, líderes e residentes”, disse a empresa em um comunicado.

O projeto

A ideia futurista foi lançada em 2017 e deveria ser posta em prática em 2022 em uma zona industrial que está em processo de abandono em Toronto.

A princípio, antes do cancelamento, o seu desenvolvimento iria contar com uma equipe de 130 pessoas e colaboradores internos, além de dezenas de consultores.

Com um investimento inicial de 1,3 bilhão de dólares, Quayside seria a cidade onde tudo estaria a 15 minutos de distância, além disso, as suas ruas seriam desenhadas a partir do conceito people-first, com calçadas largas e sem curvas.

Mas apesar de ter uma proposta inovadora, o projeto foi durante criticado por moradores da região onde seria construída a cidade. Segundo eles, a Google estaria invadindo a privacidade da comunidade local.

 


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »