VOCÊ ESTÁ LENDO

Festival de Turismo de Gramado cresce 12%

Festival de Turismo de Gramado cresce 12%

Cerimônia de abertura do 22° Festival de Turismo de Gramado
Entre os dias 18 e 21 de novembro, foi realizado, na Serra Gaúcha, o Festival de Turismo de Gramado, um dos eventos mais importantes no setor do turismo da América Latina. A 22ª edição marca a forte internacionalização do Festival, que recebe delegações de profissionais da Itália, Venezuela, Europa, América do Norte, Portugal, Espanha e outros países da América Latina. No total, são 30 países participando.
A cerimônia de abertura foi marcada por agradecimentos e emoção. Com um discurso firme, Marta Rossi, deu boas vindas aos amigos do trade e fez questão de render agradecimentos especiais às autoridades presentes, destacando a participação do Ministro da Região de Veneto, Marino Finozzi. Emocionada, fez, ainda, um discurso sobre a perda de Silvia Zorzanello, sua sócia e amiga, idealizadora e organizadora do evento. Além disso, a cerimônia premiou dez personalidades com o troféu Amigos do Festival pelo apoio e dedicação ao evento.

Congresso

Chieko Aoki, presidente da rede de hotéis Blue Tree, foi uma das painelistas do congresso
O Congresso, que acontece paralelamente a Feira, realizado no Centro de Convenções do Serrano Resort, apresentou dados animadores. A grade temática destacou assuntos atuais e polêmicos e foi preparada em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Turismo do Rio Grande do Sul (Abav-RS).
Primeiro dia
Para abrir o primeiro dia de debates, o Presidente do Conselho Administrativo da CVC Turismo, Guilherme Paulus, abriu o ciclo de palestras com o painel: “Um olhar sobre a Indústria Turística em uma Economia Globalizada: Sustentabilidade, Negócios e Investimentos”, tema central do evento. Para Paulus, o Brasil tem uma vasta área turística para explorar e é foco para os demais países em termos de sustentabilidade, negócios e investimentos. Em seguida, Márcio Favilla, diretor da Organização Mundial de Turismo (OMT), apresentou informações de pesquisas realizadas pelo órgão. Entre elas mostrou que 75% do produto interno bruto (PIB) do Brasil vem do turismo doméstico e 25% do turismo internacional. Já no segundo bloco, a painelista Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree, apresentou o tema “Gestão de Serviços e Liberdade Criativa”. E para encerrar os debates, foi apresentado dicas de marketing e vendas do turismo, entre os painelistas, Marcia Godinho mostrou que a maior parte dos turistas escolhe o destino de suas viagens buscando satisfazer suas emoções.
Segundo dia
O segundo e último dia do Congresso foi finalizado debatendo o caos aéreo nos aeroportos brasileiros. Para Respício A. Espírito Santo Jr, presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo (CEPTA), disse que o Brasil está com o pensamento errado pensando em melhorias tendo em vista Copa e Olimpíadas. “Temos que preparar os aeroportos para o nosso dia a dia, não apenas porque temos eventos projetados”. Além disso, ele destacou que os aeroportos atualmente não estão preocupados com os níveis de serviço, onde estão incluídos itens como iluminação, temperatura, estacionamentos e sinalização.

A Feira em números

Organizadores esperam atingir na próxima edição a marca de 15 mil participantes
A Feira obteve um crescimento de 14,5% em espaço físico, 12% em número de visitantes. Pelos corredores, circularam mais de 13 mil profissionais do trade. Com isto, esperam atingir no próximo ano a marca de 15 mil participantes.


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »